Banner Portal
v. 11 n. 41: mar. 2011
mar. 2011

Editorial

Maria Isabel Moura Nascimento
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639831
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639831

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
3-13
Reflexiones desde la realidad chilena acerca de las oportunidades y desafíos de la educación universitaria en el siglo XXI
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639832
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639832
Mariela X. Donoso Cristóbal
14-31
El director de escuela y su equipo directivo como actores centrales en una gestion de calidad: ¿mito o realidad?
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639833
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639833
Maria Cristina Gomes Machado
32-60
Sociedade, estado e educação: As várias facetas de Rui Barbosa
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639834
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639834
Viviane de Lima, Carlos Herold Junior
61-71
As boas maneiras e a educação na construção da sociedade moderna: uma incursão no pensamento de John Locke
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639835
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639835
Névio de Campos
72-87
Victor Ferreira do Amaral e Silva: do Oikos a Scholé (1862-1878)1
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639836
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639836
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Margarita Victoria Rodriguez
88-101
O processo de elaboração da lei n. 11.738/2008 (lei do piso salarial profissional nacional para carreira e remuneração docente): trajetória, disputas e tensões
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639837
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639837
Maria Isabel Moura Nascimento
102-113
A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639838
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639838
Alessandro Carvalho Bica, Berenice Corsetti
114-124
A educação e o civismo na primeira república no Rio Grande do Sul: o caso da praça de desportos do município de Bagé/RS
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639839
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639839
Tania Conceição Iglesias
125-135
Fontes franciscanas: historiografia clássica da ordem no Brasil colonial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639840
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639840
Jeferson Anibal Gonzalez
136-145
História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639841
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639841
Valéria Moreira Rezende
146-163
A autonomia cerceada da escola pública, diante das intenções “não declaradas” do estado (1995-1998)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639842
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639842
Luciana Figueiredo Lacanallo, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Nerli Nonato Ribeiro Mori
164-173
A leitura em matemática: uma importante ação no processo de apropriação dos conceitos
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639843
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639843
Ana Elizabeth Santos Alves
174-187
Fundamentos históricos da separação entre trabalho de homem e trabalho de mulher: algumas notas
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639844
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639844
Rosangela Célia Faustino
188-208
Os processos educativos no Brasil e seus projetos para a civilização e inclusão indígena
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639845
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639845
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
209-218
Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “A Escola” (1906-1910)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639846
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639846
Marcos Cassin, Samila Bernardi do Vale
219-230
O Assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação trabalho rural e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639847
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639847
Paulino José Orso
231-240
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná e seu contexto sócio-histórico
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639848
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639848
Maria José Dozza Subtil
241-254
Reflexões sobre ensino de arte: recortes históricos sobre políticas e concepções
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639849
Rita de Cássia da Silva Oliveira
255-269
EJA em Ponta Grossa: características do público discente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639850
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639850

Documento

Vera Lucia Martiniak
270-277
A organização das escolas de trabalhadores rurais do Paraná: o regulamento de 1939
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639851
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639851

Resenha

Sonia Antonovicz Vicentin, Carlos Herold Junior
278-280
Resenha do livro RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Vestígios da Educação Feminina no Século XVIII em Portugal. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639852
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639852

Resumo

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
281-281
Caminhos e descaminhos na formação continuada de professores: as políticas públicas da rede municipal de ensino de Curitiba (1963 a 1996)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639853
Daniela Pereira Versieux
282-282
Modernização e escolarização do trabalho agrícola: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639854
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639854
Francisco Caloia Hombo Alfredo
283-283
Factores motivacionais do corpo docente universitário na produção de trabalhos científicos: a realidade de duas Faculdades da Universidade Agostinho Neto (Angola)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639855
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639855
Jocemara Triches
284-284
Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639856
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639856
Joyce Luciane Correia Muzi
285-285
De escola de aprendizes à universidade tecnológica: desvelando a participação das mulheres na história de uma instituição de educação profissional
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639857
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639857
Ligiane Aparecida da Silva
286-286
Inviabilidades republicanas. O projeto Tavares Lyra e sua proposta para reforma e difusão do ensino brasileiro no início do século XX (1891-1908)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639858
Luciana Hervatini
287-287
A escola normal regional e suas práticas pedagógicas: dois retratos de um mesmo cenário no interior do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639859
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639859
Rosilene de Lima
288-288
A sociologia da educação na obra de Carneiro Leão e suas contribuições na formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639860
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639860

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639861
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639861