Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 41: mar. 2011
v. 11 n. 41: mar. 2011
Publicado:
2012-08-08
Editorial
Editorial
Maria Isabel Moura Nascimento
1-2
PDF
Artigos
Reflexiones desde la realidad chilena acerca de las oportunidades y desafíos de la educación universitaria en el siglo XXI
Jaime Caiceo Escudero
3-13
PDF
El director de escuela y su equipo directivo como actores centrales en una gestion de calidad: ¿mito o realidad?
Mariela X. Donoso Cristóbal
14-31
PDF
Sociedade, estado e educação: As várias facetas de Rui Barbosa
Maria Cristina Gomes Machado
32-60
PDF
As boas maneiras e a educação na construção da sociedade moderna: uma incursão no pensamento de John Locke
Viviane de Lima, Carlos Herold Junior
61-71
PDF
Victor Ferreira do Amaral e Silva: do Oikos a Scholé (1862-1878)1
Névio de Campos
72-87
PDF
O processo de elaboração da lei n. 11.738/2008 (lei do piso salarial profissional nacional para carreira e remuneração docente): trajetória, disputas e tensões
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Margarita Victoria Rodriguez
88-101
PDF
A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea
Maria Isabel Moura Nascimento
102-113
PDF
A educação e o civismo na primeira república no Rio Grande do Sul: o caso da praça de desportos do município de Bagé/RS
Alessandro Carvalho Bica, Berenice Corsetti
114-124
PDF
Fontes franciscanas: historiografia clássica da ordem no Brasil colonial
Tania Conceição Iglesias
125-135
PDF
História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos
Jeferson Anibal Gonzalez
136-145
PDF
A autonomia cerceada da escola pública, diante das intenções “não declaradas” do estado (1995-1998)
Valéria Moreira Rezende
146-163
PDF
A leitura em matemática: uma importante ação no processo de apropriação dos conceitos
Luciana Figueiredo Lacanallo, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Nerli Nonato Ribeiro Mori
164-173
PDF
Fundamentos históricos da separação entre trabalho de homem e trabalho de mulher: algumas notas
Ana Elizabeth Santos Alves
174-187
PDF
Os processos educativos no Brasil e seus projetos para a civilização e inclusão indígena
Rosangela Célia Faustino
188-208
PDF
Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “A Escola” (1906-1910)
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
209-218
PDF
O Assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação trabalho rural e educação
Marcos Cassin, Samila Bernardi do Vale
219-230
PDF
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná e seu contexto sócio-histórico
Paulino José Orso
231-240
PDF
Reflexões sobre ensino de arte: recortes históricos sobre políticas e concepções
Maria José Dozza Subtil
241-254
PDF
EJA em Ponta Grossa: características do público discente
Rita de Cássia da Silva Oliveira
255-269
PDF
Documento
A organização das escolas de trabalhadores rurais do Paraná: o regulamento de 1939
Vera Lucia Martiniak
270-277
PDF
Resenha
Resenha do livro RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Vestígios da Educação Feminina no Século XVIII em Portugal. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
Sonia Antonovicz Vicentin, Carlos Herold Junior
278-280
PDF
Resumo
Caminhos e descaminhos na formação continuada de professores: as políticas públicas da rede municipal de ensino de Curitiba (1963 a 1996)
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
281-281
PDF
Modernização e escolarização do trabalho agrícola: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915)
Daniela Pereira Versieux
282-282
PDF
Factores motivacionais do corpo docente universitário na produção de trabalhos científicos: a realidade de duas Faculdades da Universidade Agostinho Neto (Angola)
Francisco Caloia Hombo Alfredo
283-283
PDF
Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores
Jocemara Triches
284-284
PDF
De escola de aprendizes à universidade tecnológica: desvelando a participação das mulheres na história de uma instituição de educação profissional
Joyce Luciane Correia Muzi
285-285
PDF
Inviabilidades republicanas. O projeto Tavares Lyra e sua proposta para reforma e difusão do ensino brasileiro no início do século XX (1891-1908)
Ligiane Aparecida da Silva
286-286
PDF
A escola normal regional e suas práticas pedagógicas: dois retratos de um mesmo cenário no interior do Paraná
Luciana Hervatini
287-287
PDF
A sociologia da educação na obra de Carneiro Leão e suas contribuições na formação de professores
Rosilene de Lima
288-288
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9589
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5073
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2474
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2226
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2026
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários