As boas maneiras e a educação na construção da sociedade moderna: uma incursão no pensamento de John Locke

Autores

  • Viviane de Lima UNICENTRO
  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639835

Palavras-chave:

John Locke. Educação. Boas maneiras. Gentleman. Norbert Elias. Costumes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o pensamento educacional de John Locke, mais especificamente, as questões referentes ao ensino das boas maneiras. Para tal, organizou-se as ideias divididas em três momentos. No primeiro, são estudadas as transformações históricas que influenciaram o pensamento educacional de John Locke. Em um segundo momento, levando-se em consideração sua obra Pensamentos sobre a Educação (PSE), mostrar-se-á alguns aspectos de uma boa educação, considerada por Locke como capaz de formar o gentleman. No terceiro momento, serão focalizadas as questões concernentes à educação das boas maneiras, buscando relacioná-las com o que Norbert Elias (1994) afirma ao analisar o processo civilizador que teve lugar na modernidade. Como resultado, observamos que a preocupação de Locke em formar o gentleman corrobora os achados de Norbert Elias, levando a crer que a educação lockeana se constituiu em um importante momento formativo da sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Lima, UNICENTRO

Formada em Pedagogia pela UNICENTRO, Guarapuava-PR

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR UNICENTRO

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO, Guarapuava-PR

Referências

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

ELIAS, N. O processo civilizador. Uma historia dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. 1v.

ELIAS, N. O processo civilizador. Formação do Estado e Civilização. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. 2v.

ENGUITA, M. F. Prólogo. In: LOCKE, J. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal, 1986. p.09-23.

LAGO, C. Locke e a Educação. Chapecó: Argos, 2002.

LOCKE, J. Ensaios acerca do Entendimento Humano. São Paulo: Abril, 2o edição, 1978. (Coleção Os Pensadores).

LOCKE, J. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal, 1986.

MARTINS, C. E.; MONTEIRO, J. P. Locke (1632-1704) Vida e Obra. São Paulo: Editora Abril, 2o edição, 1978. (Coleção Os Pensadores).

RIBEIRO, J. R. Apresentação a Norbert Elias. In: ELIAS, N. O processo civilizador. Uma historia dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. 1v.

Downloads

Como Citar

LIMA, V. de; HEROLD JUNIOR, C. As boas maneiras e a educação na construção da sociedade moderna: uma incursão no pensamento de John Locke. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 61–71, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639835. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>