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Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “A Escola” (1906-1910)
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Palavras-chave

Imprensa. Revista A Escola. Método intuitivo. Trabalho docente

Como Citar

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “A Escola” (1906-1910). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 209–218, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639846. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639846. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

Os estudos da História da Educação registram o papel estratégico desempenhado pela educação na formação do homem novo no início do século XX, de acordo com os ideais republicanos. A imprensa e a educação foram importantes instrumentos de divulgação desses ideais. O presente artigo tem por objetivo apresentar incursões realizadas na revista “A Escola”, uma Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado do Paraná, 1906-  1910, em relação ao método intuitivo e o trabalho docente no Paraná, com o intuito de discutir como a revista foi utilizada de forma preponderante para a disseminação dos ideais vigentes. Primeiramente, apresentamos brevemente as ideias que permeavam a sociedade republicana, e na sequência as reflexões realizadas nesse periódico educacional paranaense.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639846
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Referências

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