Resumo
Os estudos da História da Educação registram o papel estratégico desempenhado pela educação na formação do homem novo no início do século XX, de acordo com os ideais republicanos. A imprensa e a educação foram importantes instrumentos de divulgação desses ideais. O presente artigo tem por objetivo apresentar incursões realizadas na revista “A Escola”, uma Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado do Paraná, 1906- 1910, em relação ao método intuitivo e o trabalho docente no Paraná, com o intuito de discutir como a revista foi utilizada de forma preponderante para a disseminação dos ideais vigentes. Primeiramente, apresentamos brevemente as ideias que permeavam a sociedade republicana, e na sequência as reflexões realizadas nesse periódico educacional paranaense.
Referências
A ESCOLA: Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado, 1906-1910. Acervo Biblioteca Pública do Paraná: divisão estadual.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CURY., C. R.J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1989.
LOMBARDI, J.C. Educação e ensino em Marx e Engels. Germinal: Marxismo e Educação em debate.v.2, no 2, 2010.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã I. Lisboa: Editora Presença, 1979.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/MEC;Edusp, 1974.
NASCIMENTO, M. I. M. A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais-PR. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.
NORONHA, O. M. Educação e trabalho no contexto histórico da formação da Primeira República no Brasil (1889-1930). In: Navegando na História da Educação Brasileira: 20 anos do HISTEDBR. José Claudinei Lombardi; Dermeval Saviani (orgs.) Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2009.
SAES, Décio. República do Capital. São Paulo: Boitempo, 2001.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007
TRINDADE, E. M. C. Clotildes e Marias: mulheres de Curitiba na primeira República. Curitiba: Fundação Cultural, 1996.
TRINDADE, E. M. C.; ANDREAZZA, M. L. Cultura e Educação no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.