A Universidade Estadual do Oeste do Paraná e seu contexto sócio-histórico

  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: História das Instituições Escolares. Universidade. Unioeste

Resumo

Este artigo apresenta uma breve história da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE -, partindo de sua localização e contextualização sócio-histórica, passando pela sua trajetória, pelos desafios de sua consolidação, pela articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como pela importância dos grupos de pesquisa perante estas três dimensões da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente dos cursos de graduação em Pedagogia e do mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

Referências

MARTIN, Édison. A gênese da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel (1968-974). Cascavel: Unioeste, 2006. (Monografia do Curso de Especialização em História da Educação Brasileira).

EMER, Ivo Oss. Desenvolvimento do Oeste do Paraná e a Construção da Escola. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. Dissertação de Mestrado.

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formação do patronato brasileiro. Porto Alegre, Ed. Globo, 3a edição, 1976.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1973

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 16a edição, Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora S.A., 19083.

ORSO, Paulino José. A concepção de poder em Michel Foucault e as relações de poder na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Campinas-SP: Unicamp, 1996. Dissertação de Mestrado.

ORSO, Paulino José. Liberalismo, neoliberalismo e educação. Roque Spencer Maciel de Barros, um ideólogo da burguesia brasileira. Campinas: Unicamp, 2003. Tese de Doutorado. Vol. II.

ORSO, Paulino José. A criação da universidade e o projeto burguês de educação no Brasil. In: Anais do VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR. Campinas: FAE, 2005.

PERES, Cláudio Afonso. O público e o privado na educação superior: o caso de Cascavel. Cascavel: Unioeste, 2006. (Monografia do Curso de Especialização em História da Educação Brasileira).

THOMÉ, Sérgio Antonio. A primeira Escola Primária em Cascavel. Cascavel: Unioeste, 2006. (Monografia do Curso de Especialização em História da Educação Brasileira).

SPERANÇA, Alceu A. Cascavel a história. Curitiba: lagarto, 1992.

SPERANÇA, Alceu A & SPERANÇA, Carlos. Pequena história de Cascavel e do Oeste. Cascavel-PR: J. S. Impressora ltada, 1980.

Como Citar
Orso, P. J. (1). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná e seu contexto sócio-histórico. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 231-240. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639848
Seção
Artigos