A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea

  • Maria Isabel Moura Nascimento UEPG
Palavras-chave: História da Educação. Escola Pública. Instrução Pública

Resumo

Este artigo pretende discutir o papel central que a educação escolar cumpre em todos os aspectos da sociedade contemporânea. No aspecto social, manifesta-se pela ampliação das oportunidades de acesso à escola para as camadas mais pobres da sociedade; no aspecto político, cumpre o papel na formação do cidadão, tornando-o apto a viver numa sociedade democrática e instrumentalizando-o, minimamente, com o ensino das noções básicas da língua nativa e de matemática para sobreviver num mundo cheio de signos;no aspecto socioeconômico cumpre o papel de formar a mão-de-obra de forma a poder operar o maquinário na produção industrial. No início do século XXI, a pedagogia (educação) ainda é um conhecimento em desenvolvimento, em transformação, em crisee em crescimento, que atravessa por várias tensões, por desafios novos e novas tarefas, por instâncias de radicalização, de autocrítica, de desmascaramento de algumas - ou de muitas- de suas engrenagens. “envolvida numa complexa  fermentação, atravessado por impulsos radicais.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Moura Nascimento, UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR – UEPG, Coordenadora do Grupo de pesquisa História e Sociedade nos Campos Gerais-PR (HISTEDBR -UEPG)

Referências

CALDART, Roseli Salet. Apresentação. In: PISTRAK, M. M.. Fundamentos da Escola do Trabalho.4a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

HOBSBAWM, E.. A era do capital: 1848-1875 Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977

MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. Lisboa. Livros Horizonte, 1980. tomo I, II, III.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. 3a ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à Historia da filosofia Rio de Janeiro: CIP/Brasil, 2005.

MARX, K. O Capital-crítica da economia política, livro1 - O processo de produção do

capital. Volume II. São Paulo: Editora Bertrand Brasil-Difel, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP, Autores Associados, 1999

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.

Como Citar
Nascimento, M. I. M. (1). A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 102-113. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639838
Seção
Artigos