A leitura em matemática: uma importante ação no processo de apropriação dos conceitos

  • Luciana Figueiredo Lacanallo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Leitura. Ensino. Aprendizagem. Matemática

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a relação entre a leitura e o ensino de Matemática. Parte-se do pressuposto da leitura como uma importante ação no processo de apropriação de conceitos matemáticos, por meio da resolução de problemas. As reflexões realizadas neste trabalho indicam a necessidade de o ensino de Matemática ser organizado de modo a desenvolver nos alunos a capacidade de analisar os problemas e pensar sobre os dados, ao invés de simplesmente resolver os cálculos. Para o ensino de Matemática promover o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, é essencial buscar a na superação de práticas pedagógicas subsidiadas pela lógica formal, na qual os conceitos são ensinados de acordo com o formalismo e rigor das estruturas matemáticas. A leitura merece a atenção especial dos educadores a fim de viabilizar o sucesso da ação de ler e, consequentemente, a apropriação dos conhecimentos das diferentes áreas de conhecimento. Esse é o grande desafio para os professores dos diferentes níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. 
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Docente da Universidade Estadual de Maringá.
Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá 

Referências

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

DAVÍDOV, V. V. Los princípios de la enseñanza en la escuela del futuro. In: ILIASOV, I. I.; LIAUDIS, V. Ya. (Orgs). Antología de la Psicología Pedagógica y de las edades. Playa: Editorial Pueblo y Educación, 1986. p. 340-344.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

KALMIKOVA, Z. I. Pressupostos psicológicos para uma melhor aprendizagem da resolução de problemas aritméticos. In: In: LURIA, A R; LEONTIEV, A. N.

VYGOTSKY, L. S. e outros. L. S. Psicologia e pedagogia – investigações experimentais sobre problemas didácticos específicos. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1991. p. 9-26. (Vol. 2).

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte Universitário, 1978

LURIA, A. R.O papel da linguagem na formação de conexões temporais e a regulação do comportamento em crianças normais e oligofrênicas. In: LURIA, A R; LEONTIEV, A. N.

VYGOTSKY, L. S. e outros. L. S. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1977, p. 121-141. (Vol. 1)

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: As últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARTINS, L. M. A natureza histórico-social da personalidade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 82-99, abr., 2004.

MORAES, S. P. G. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

OBÚJOVA, L. Dos vías para formar un sistema simple de conceptos científicos. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagogía en la URSS: antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 194-205.

RUBTSOV, V. A atividade de aprendizagem e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C; BEDNARZ, N; ULANOVSKAYA, I. (Orgs.). Após Vygotsky e Piaget: perspectivas sociais e construtivistas. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre, 1996. p. 129-137.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Como Citar
Lacanallo, L. F., Moraes, S. P. G. de, & Mori, N. N. R. (1). A leitura em matemática: uma importante ação no processo de apropriação dos conceitos. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 164-173. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639843
Seção
Artigos