História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos

  • Jeferson Anibal Gonzalez FE/UNICAMP
Palavras-chave: Teorias da história. Pesquisa histórico-educacional. Materialismo histórico-dialético

Resumo

O artigo está dividido em três partes. Na primeira, discute-se brevemente as questões referentes ao conceito de História e às escolas históricas. Posteriormente, identifica-se a concepção de História sustentada pelo materialismo histórico, contrapondo-a ao paradigma pós-moderno. Por fim, ressalta-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórico-educacional que busquem compreender a essência do fenômeno educativo, suas contradições, mediações e determinações; pressupostos que proporcionem uma maior compreensão da realidade e que ao mesmo tempo apontem uma estratégia política para a transformação dessa mesma realidade.

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Biografia do Autor

Jeferson Anibal Gonzalez, FE/UNICAMP

Mestrando em Educação sob orientação do Prof. Dr. José Luis Sanfelice. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR (GT/UNICAMP).

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Como Citar
Gonzalez, J. A. (1). História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 136-145. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639841
Seção
Artigos