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História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos
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Palavras-chave

Teorias da história. Pesquisa histórico-educacional. Materialismo histórico-dialético

Como Citar

GONZALEZ, Jeferson Anibal. História, historiografia e educação: pressupostos teórico-metodológicos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 136–145, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639841. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639841. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo está dividido em três partes. Na primeira, discute-se brevemente as questões referentes ao conceito de História e às escolas históricas. Posteriormente, identifica-se a concepção de História sustentada pelo materialismo histórico, contrapondo-a ao paradigma pós-moderno. Por fim, ressalta-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórico-educacional que busquem compreender a essência do fenômeno educativo, suas contradições, mediações e determinações; pressupostos que proporcionem uma maior compreensão da realidade e que ao mesmo tempo apontem uma estratégia política para a transformação dessa mesma realidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639841
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