O Assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação trabalho rural e educação

  • Marcos Cassin Universidade de São Paulo (USP)
  • Samila Bernardi do Vale Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Assentamento. Educação. Reforma Agrária. Escola

Resumo

Tendo como tema geral a relação entre Trabalho Rural e Educação o artigo faz uma análise dos dados obtidos em pesquisa realizada no assentamento Bela Vista do Chibarro, tomando-o como uma importante experiência dos movimentos sociais que lutam pela Reforma Agrária e Educação para os que vivem do trabalho no campo. A escolha deste assentamento como um dos focos de nossa análise ocorreu por dois motivos, por se tratar de um dos primeiros a ser conquistado pela luta dos trabalhadores no estado de São Paulo e o segundo motivo é por ter no seu interior a escola municipal Profº Hermínio Pagotto, considerada modelo por muitos pesquisadores, professores e estudiosos, e que tem sido referência no que diz respeito a educação específica do campo. Dessa forma, o assentamento e a escola passam a ser um importante objeto de análise das necessidades, ou não, de uma educação diferenciada no/do campo. As pesquisas bibliográficas, visitas a acampamentos e assentamentos e principalmente o acompanhamento durante um ano da rotina do assentamento Bela Vista entre conversas informais com assentados, direção, coordenação, alunos e entrevistas com ex-alunos da escola Prof. Hermínio Pagotto, nos permitiram formulações que apontam para a defesa de uma educação geral, em detrimento de uma educação específica, no campo. O artigo coloca para o debate a importância de uma educação que através dos conhecimentos gerais e científicos permitam com que os alunos compreendam, atuem e contribuam na solução de problemas sociais, políticos, culturais e específicos da produção e da organização do trabalho no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cassin, Universidade de São Paulo (USP)
Professor doutor da Universidade de São Paulo. 
Samila Bernardi do Vale, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professora nos cursos de Licenciatura na Universidade de Ribeirão Preto.

Referências

BRANCALEONE, Ana Paula. Do rural ao urbano: o processo de adaptação de alunos moradores de um assentamento rural à escola urbana, 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) FFCLRP/USP. Ribeirão Preto.

ELIAS, Denise. Globalização e Agricultura: A região de Ribeirão Preto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. (Coleção Campi).

FERRANTE, Vera L. S. B. & ALY Jr., Osvaldo. Assentamentos Rurais: impasses e dilemas (uma trajetória de 20anos). São Paulo: INCRA – Superintendência Regional de São Paulo, 2005.

IANNI, Octavio. Origens Agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 2004.

MARTINS, José de Souza. Reforma Agrária: O impossível Diálogo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa, Moraes, 1978.

MORISSAWA, Mitsue. A História da Luta pela Terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, José Graziano da. A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. 2a ed. Campinas: UNICAMP. IE,1998.

SILVA, José Graziano da. O Novo Rural Brasileiro.2a ed. Campinas: UNICAMP. IE, 2002.

SILVA, José Graziano da. O que é Questão Agrária. 13a ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. (Col. Primeiros Passos, 18).

SILVA, José Graziano da. Sobre a delimitação do rural e do urbano no Brasil: testando as aberturas geográficas das novas Pnads. In: www.eco.unicamp.br acesso em: 02/03/2007

SILVA, José Graziano da. Tecnologia e Agricultura Familiar. 2a ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

SILVA, José Graziano da & DEL GROSSI, Mauro Eduardo. O Novo Rural Brasileiro: uma atualização para 1992-98. In: www.eco.unicamp.br acesso em: 02/03/2007

VEIGA, José Eli. O que é Reforma Agrária. São Paulo: Abril cultural: Editora Brasiliense, 1984. (Col. Primeiros Passos, 9).

WEBER, Marx. Capitalismo e Sociedade Rural na Alemanha. In: Ensaios de Sociologia. 5a edição. Rio de janeiro: LTC, sd.

WOLFFENBÜTTEL, Andréa. Uma Escola de Raiz. In: http://www.desafios.org.br/Edicoes/10/artigo12954-1.asp?o=s Acesso em: 27/05/2007

www.ibge.gov.br/home/ Acesso em: 10/04/2007

Como Citar
Cassin, M., & Vale, S. B. do. (1). O Assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação trabalho rural e educação. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 219-230. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639847
Seção
Artigos