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Reflexões sobre ensino de arte: recortes históricos sobre políticas e concepções
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Palavras-chave

Ensino de arte. Políticas educacionais. Práticas artísticas escolares

Como Citar

SUBTIL, Maria José Dozza. Reflexões sobre ensino de arte: recortes históricos sobre políticas e concepções. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 241–254, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta um estudo de caráter teórico sobre as políticas para o ensino da arte na escola, analisando as leis e concepções de educação artística em diferentes momentos históricos, desde a gênese, com a ação evangelizadora dos jesuítas, passando pelas idéias artísticas e pedagógicas do século XX, até a promulgação da LDB 9.394/96. Nesse percurso histórico mapeamos os movimentos políticos e culturais que em maior ou menor grau influenciaram as ações do Estado. Teorizamos também sobre as diferentes perspectivas assumidas para o ensino de arte na prática, evidenciadas nos encaminhamentos teórico metodológicos que explicitaram as diretrizes para a área. O texto adota pressupostos do materialismo histórico e dialético como fundamento da análise empreendida e como horizonte para a proposição de uma prática artística escolar humanizadora e socializadora da cultura e dos conhecimentos historicamente constituídos.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639849
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