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Modernidade, espiritualidade e educação: a Companhia de Jesus dos exercícios espirituais à ratio studiorum
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Palavras-chave

Educação. Modernidade. Exercícios Espirituais. Ratio Studiorum. Educação jesuítica

Como Citar

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Modernidade, espiritualidade e educação: a Companhia de Jesus dos exercícios espirituais à ratio studiorum. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 71–93, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639867. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639867. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar como os Exercícios Espirituais, concebidos por Inácio de Loyola, contribuíram para a composição da Ratio Studiorum fornecendo elementos conceituais que fundamentaram sua sistematização. Os Exercícios Espirituais (1539) são a base da espiritualidade dos jesuítas e a Ratio Studiorum (1599) é o documento que regulamentou a educação jesuítica. O modelo de espiritualidade da Companhia de Jesus teve como característica distintiva o foco na ideia de que o progresso espiritual é derivado do trabalho pessoal, podendo ser planejado, quantificado, avaliado, corrigido e aperfeiçoado no sentido de se alcançar objetivos previamente estabelecidos. Esta espiritualidade trouxe elementos fundamentais para o método pedagógico dos jesuítas que, entre outras coisas, determinava: a rígida organização dos horários e do conteúdo das disciplinas, a documentação do estudo, a planificação do ensino por metas, a avaliação constante, a emulação, a premiação, a ênfase na repetição, na elaboração de sínteses e no exercício. Estas características metodológicas alavancaram o sucesso da educação jesuítica, tornando-a uma das matrizes pedagógicas da Modernidade, o que contribuiu, inclusive, para a grande expansão da Companhia de Jesus nos séculos XVI e XVII.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639867
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