Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 42: jun. 2011
v. 11 n. 42: jun. 2011
Publicado:
2012-08-05
Editorial
Editorial
Jane Soares de Almeida, Vania Regina Boschetti, Wilson Sandano
1-3
PDF
Artigos
Escuela secundaria y sistemas educativos modernos: análisis histórico comparado de la dinámica de configuración y expansión en países centrales y en la Argentina
Felicitas Acosta
4-22
PDF
Fontes franciscanas: historiografia franciscana brasileira
Tania Conceição Iglesias
23-38
PDF
Formação e desenvolvimento da nação e do pensamento científico e social no Brasil e o papel da educação
Marival Coan
39-53
PDF
Educação histórica: a constituição de um campo de pesquisa
Geyso Dongley Germinari
54-70
PDF
Modernidade, espiritualidade e educação: a Companhia de Jesus dos exercícios espirituais à ratio studiorum
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Oriomar Skalinski Junior
71-93
PDF
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
Maria Célia Borges, Orlando Fernández Aquino, Roberto Valdés Puentes
94-112
PDF
O debate educativo nacional no discurso dos intelectuais do Diário dos Campos (1907-1928)
Eliezer Felix de Souza, Névio de Campos
113-132
PDF
Manifesto dos pioneiros versus manual didático de literaturas estrangeiras: igreja católica frente à revolução escolanovista
Maria Lucia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes, Leandro Petarnella
133-142
PDF
Professoras virtuosas; mães educadas: retratos de mulheres nos tempos da república brasileira (séculos XIX/XX)
Jane Soares de Almeida
143-156
PDF
As escolas femininas de instrução primária em São José dos Pinhais nos anos finais do século XIX
Eliane Mimesse, Luciane Palaro
157-168
PDF
Imprensa operária: expressão das condições da mulher e dos movimentos sociais urbanos
Vania Regina Boschetti, Valdelice Borghi Ferreira
169-181
PDF
Relações trabalhistas e a remuneração do magistério (1931-1945)
Amália Dias
182-199
PDF
Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil imperial
Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho
200-216
PDF
A presença da FFCL na imprensa rio-pretense: análise dos títulos das matérias jornalísticas
Marcela Lopes Gomes
217-234
PDF
A escolarização dos negros e suas fontes de pesquisa
Daniela Cristina Lopes de Abreu
235-248
PDF
Ginásio Estadual de Pilar do Sul: um olhar sobre o uso dos espaços escolares (1959 -1976)
Adriana Aparecida Alves da Silva, José Roberto Garcia, Wilson Sandano
249-264
PDF
A escola normal de curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley
Maria Isabel Moura Nascimento, Nilvan Laurindo Sousa
265-278
PDF
O ensino do canto orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940)
Wilson Lemos Júnior
279-295
PDF
Documento
Apontamentos metodológicos acerca da crítica das fontes na historiografia
Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho
296-300
PDF
Resenha
Resenha do livro: Town & Country in Brazil: a social-anthropological study of a small Brazilian town. 2. ed. New York, EUA: The Norton Library, 1971.
Lucineide Santos de Silva, Ana Elizabeth Santos Alves
301-304
PDF
Resumo
Ação docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000
Antonio de Pádua Almeida
305-305
PDF
Formação de corpos dóceis e vigilância na escola
Cláudia Martins Ribeiro Rennó
306-306
PDF
Educação no campo: Mobral no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985)
Letícia Borges de Oliveira
307-307
PDF
Proposta curricular do estado de São Paulo: implicações e impactos no trabalho docente
Catarina André Hand
308-308
PDF
Trabalho docente e a reforma educacional no limiar dos anos 90 do século XX
Cleonice Maria Vieira
309-309
PDF
A participação da loja maçonica perseverança III na educação escolar em Sorocaba: do final do segundo reinado ao final da primeira república
Vanderlei da Silva
310-310
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8775
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
7853
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3726
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
3250
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2232
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários