Resumo
O presente artigo visa contribuir com a história da educação do Paraná, especificamente no que tange a instrução pública, a Escola Normal e ao discurso contido nos relatórios da Instrução Pública que apontavam para uma necessidade urgente de um processo de instrução feminina no estado. Este trabalho visa ainda evidenciar o processo de ingresso da primeira normalista do Paraná, a Professora Júlia Wanderley, sua contribuição intelectual e toda uma vida de dedicação a Educação Paranaense na direção da Escola Tiradentes. A professora Júlia viveu em um contexto de profundos preconceitos sociais, onde imperava o patriarcalismo como estrutura da vida social brasileira, seu trabalho e engajamento para com a educação, seguiu na contramão da história de um tempo em que à mulher só era permitida a uma vida privada, excluída do espaço público, ao serviço doméstico e a coabitação conjugal.Ela se apresenta como uma intelectual reconhecida e admirada por todos, deixando um legado de toda uma vida a serviço da educação contribuindo para a história da educação paranaense e do Brasil.
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