As escolas femininas de instrução primária em São José dos Pinhais nos anos finais do século XIX

Autores

  • Eliane Mimesse Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Luciane Palaro Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639872

Palavras-chave:

Educação feminina. Instrução primária. História da educação

Resumo

Visa-se a análise do processo de criação e implantação das escolas públicas femininas de instrução primária na localidade de São José dos Pinhais, Estado do Paraná. A primeira cadeira feminina foi criada em 1854. A pesquisa tem caráter bibliográfico documental, as fontes primárias utilizadas estão alocadas no acervo do Arquivo Público do Estado do Paraná. Na documentação estudada foram verificados relatórios manuscritos dos professores ao Inspetor Escolar e dos Inspetores ao Presidente da Província, além dos Relatórios dos Presidentes da Província. Uma pequena parcela desses documentos tornou-se inacessível devido às agruras do tempo. Conclui-se que mesmo com os obstáculos constantes no desenvolvimento da educação primária, a cidade de São José dos Pinhais manteve em funcionamento suas escolas femininas.

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Biografia do Autor

Eliane Mimesse, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Professora, Centro Universitário Internacional

Luciane Palaro, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Professor - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Área Sul- e atua como Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Referências

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Fontes

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PARANÁ. Relatórios ao Presidente da Província do Paraná, enviadas pelos Inspetores da Instrucção Primária de São José dos Pinhais. Curitiba: Arquivo Público do Estado do Paraná, 1869 e 1875.

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Como Citar

MIMESSE, E.; PALARO, L. As escolas femininas de instrução primária em São José dos Pinhais nos anos finais do século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 157–168, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639872. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639872. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos