Banner Portal
Ginásio Estadual de Pilar do Sul: um olhar sobre o uso dos espaços escolares (1959 -1976)
PDF

Palavras-chave

Arquitetura escolar. Ginásio. Pilar do Sul

Como Citar

SILVA, Adriana Aparecida Alves da; GARCIA, José Roberto; SANDANO, Wilson. Ginásio Estadual de Pilar do Sul: um olhar sobre o uso dos espaços escolares (1959 -1976). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 249–264, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639878. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639878. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte da pesquisa em andamento que investiga o campo escolar de Pilar do Sul – SP. Em meados da década de 50, o campo escolar de Pilar do Sul era constituído por três escolas, e este trabalho busca compreender a história de uma delas, o Ginásio Estadual de Pilar do Sul, analisando a arquitetura e os usos dos espaços escolares no período de 1959, ano de início de funcionamento do ginásio, a 1976, momento em que o ginásio é redefinido como escola de primeiro grau. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que havia uma preocupação com a questão da salubridade e espaços específicos para artes manuais, apresentações artísticas e laboratório de ciências. A existência e a boa localização desses espaços nos revelam a importância de práticas escolares valorizando a formação integral pautada no civismo e na racionalidade científica. No entanto, os usos desses espaços não aconteciam plenamente, pois não havia materiais científicos para o laboratório ou livros e outros materiais, nem mobiliário para o seu pleno funcionamento. Outro aspecto é a posição do gabinete do diretor, centralizado, permitindo a constante vigilância e a disciplina rígida.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639878
PDF

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular. São Paulo: Pioneira, 1974.

BEISIEGEL, Celso de Rui. A reforma e a qualidade do ensino. In NAGLE: Educação brasileira questões da atualidade. SPEDART, 1976.

BENCOSTTA, Albino; LEVY, Marcus (org). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira Republica. Passo Fundo: UPF, 2000.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Historia e memória. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1990.

SPOSITO, Marília Pontes. O povo vai à escola: a luta popular pela expansão do ensino público em São Paulo. São Paulo: Loyola, 1984.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primaria graduada no Estado de São Paulo: (1890-1910). – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

TOMPSOM, Edward P. Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das letras, 1998, p. 267-304.

THOMPSON, Paul. A voz do Passado: historia oral – Trad. Lolio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares: a escola como objeto de pesquisa. In Cultura escolares. Estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, Final do século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2005

FRAGO VINÃO, Antonio. Por una historia de la cultura escolar, enfoques, cuestiones, fuentes. In: FERNANDEZ, Celso Almuniña et al. Cultura y Civilizações. Valladolid: Secretariado de Publicaciones e intercambio Científico, Universidad de Valladolid, 1998. p. 167 – 183

FRAGO VINÃO, Antonio. Sistema educativo, culturas escolares y reformas: continuidad y cambios. Madri: Morata, 2003

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.