Concepção socialista de educação: A contribuição de Nadedja Krupskaya

Autores

  • Nereide Saviani PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639893

Palavras-chave:

Educação Socialista. Marxismo e Educação. Formação politécnica

Resumo

Nadedja Krupskaya (1869-1939) privilegia estudos de educação e ensino, voltados para a análise da realidade educacional, a elaboração de propostas pedagógicas, a reflexão sobre problemas de educação no contexto de construção do socialismo na URSS. Seguindo as linhas gerais discutidas por Lênin – apoiadas, aliás, na produção de Marx e Engels – e dialogando com concepções avançadas de seu tempo, discute o papel da educação escolar na formação multifacética das jovens gerações e na edificação da nova sociedade. Este artigo apresenta aspectos de sua contribuição para a concepção socialista de Educação, em especial no debate sobre a Educação Geral e Politécnica e na formulação de propostas programáticas para sua viabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nereide Saviani, PUC-SP

Doutora em história e Filosofia da Educação pela PUC-SP. Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.

Referências

FREITAS, L C de. A luta por uma pedagogia do meio. In: PISTRAK, M. M. A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

KRUPSKAIA, N. Acerca de la Educacion Comunista - Articulos y Discursos. Traducido del ruso por V. Sanchez Esteban. Moscú. Ediciones en Lenguas Extranjeras. S/d.

LENINE, V. I. . Sobre a Educação. Lisboa: Seara Nova, 1977. [2 vols.]

LENIN. La Instrucción Pública. Moscú: Editorial Progreso, 1981.

MARX, K. 1987. O Capital. Livro 4 – Teorias da Mais-Valia. Volume 1. São Paulo: Bertrand Brasil. Último capítulo [s/ no] Produtividade do Capital. Trabalho Produtivo e Improdutivo – pp. 384-406.

PROGRAMAS OFICIAIS. A educação na República dos Soviets. Tradução de Violeta Sandra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

SAVIANI, D. Análise Crítica da Organização Escolar Brasileira através das Leis nos 5540/68 e 5692/71. In: Educação – do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados. 11a Ed., 1993 – p. 191-223.

SAVIANI, N. Educação e Pedagogia na Rússia Revolucionária. In: LOMBARDI, J. C. Disciplina Pedagogias Marxistas. Aula 4. Unicamp, Faculdade de Educação, 2010. http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/video/cw0aWacZZY/

Downloads

Como Citar

SAVIANI, N. Concepção socialista de educação: A contribuição de Nadedja Krupskaya. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 28–37, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639893. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos