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Concepção socialista de educação: A contribuição de Nadedja Krupskaya
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Palavras-chave

Educação Socialista. Marxismo e Educação. Formação politécnica

Como Citar

SAVIANI, Nereide. Concepção socialista de educação: A contribuição de Nadedja Krupskaya. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 28–37, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639893. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Nadedja Krupskaya (1869-1939) privilegia estudos de educação e ensino, voltados para a análise da realidade educacional, a elaboração de propostas pedagógicas, a reflexão sobre problemas de educação no contexto de construção do socialismo na URSS. Seguindo as linhas gerais discutidas por Lênin – apoiadas, aliás, na produção de Marx e Engels – e dialogando com concepções avançadas de seu tempo, discute o papel da educação escolar na formação multifacética das jovens gerações e na edificação da nova sociedade. Este artigo apresenta aspectos de sua contribuição para a concepção socialista de Educação, em especial no debate sobre a Educação Geral e Politécnica e na formulação de propostas programáticas para sua viabilização.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639893
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Referências

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