Formação de professores em Portugal nos anos 30 do Século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores de matemática)

Autores

  • Joaquim Pintassilgo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)
  • Anabela Teixeira Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639924

Palavras-chave:

Formação de professores. Modelo de formação. Cultura pedagógica. Prática pedagógica. Estado novo

Resumo

O artigo reflecte sobre a formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX, tendo como referência o caso dos professores de matemática. O modelo de formação instaurado em 1930 esteve vigente durante grande parte do Estado Novo português, só sofrendo alterações substanciais já nos anos 70. Procuramos caracterizar os elementos centrais do referido modelo e, em particular, averiguar como foram resolvidos alguns dos tradicionais problemas e dilemas presentes, na longa duração, na formação de professores. A escolha dos anos 30 decorre da vontade de nos abeirarmos do modelo na fase da sua instalação, de modo a captarmos as grandes opções então assumidas, em ruptura com o passado recente republicano, mas, também, as experiências tentadas e as hesitações manifestadas. Para além do quadro geral, analisaremos, concretamente, o percurso de formação do grupo de professores de matemática que iniciou o seu estágio no ano lectivo de 1934-35.

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Biografia do Autor

Joaquim Pintassilgo, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)

Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Anabela Teixeira, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL)

Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL)

Referências

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PINTASSILGO, J.; MOGARRO, M.J.; HENRIQUES, R.P. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

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Como Citar

PINTASSILGO, J.; TEIXEIRA, A. Formação de professores em Portugal nos anos 30 do Século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores de matemática). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 4–20, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639924. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos