Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 43: set. 2011
v. 11 n. 43: set. 2011
Publicado:
2012-08-02
Editorial
Editorial
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Teresa Jussara Luporini
1-3
PDF
Artigos
Formação de professores em Portugal nos anos 30 do Século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores de matemática)
Joaquim Pintassilgo, Anabela Teixeira
4-20
PDF
A formação do professor para as escolas rurais no Paraná no contexto das políticas de educação nacionais e internacionais
Maria Elisabeth Blanck Miguel
21-31
PDF
Paulo Freire e Antonio Gramsci: a filosofia da práxis na ação pedagógica e na educação de educadores
Peri Mesquida
32-41
PDF
Constituição histórica da concepção de infância e relação entre formação de professores e as diretrizes para o trabalho com o 1º ano do ensino fundamental de nove anos
Rosangela Maria Boeno
42-65
PDF
Memórias da educação: a alfabetização de jovens e adultos em 40 horas (Angicos/RN, 1963)
Maria Elizete Guimarães Carvalho, Maria das Graças da Cruz Barbosa
66-77
PDF
Ideários, concepções e práticas na formação de professores da rede municipal de Curitiba
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
78-91
PDF
A racionalização do trabalho pedagógico e o uso de recursos audiovisuais na educação: um olhar sobre a pedagogia tecnicista no Brasil
Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
92-102
PDF
A formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamenal: permanências e rupturas decorrentes das dinâmicas sociais e da legislação do magistério
Sandra Regina Rodrigues do Amaral
103-117
PDF
O ensino de história na perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo
Rodrigo Augusto de Souza
118-131
PDF
O ensino regular da caligrafia: a experiência da escola americana de Curitiba no final do século XIX e início do século XX
Geysa Spitz Alcoforado de Abreu
132-142
PDF
Políticas de formação de professores no Brasil: caminhos do curso de pedagogia
Romilda Teodora Ens, Fabiana Andréa Barbosa Vaz
143-158
PDF
O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a primeira escola normal secundária pública
Denise Kloeckner Sbardelotto, Adair Ângelo Dalarosa
159-182
PDF
Formação continuada de professores e professoras: o PDE/PR
Denise Rosana da Silva Moraes, Iara de Oliveira Gomes, Teresa Kazuko Teruya
183-201
PDF
A formação de professores no Paraná e as práticas de fiscalização do trabalho docente
Vera Lucia Martiniak
202-213
PDF
Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa
Teresa Jussara Luporini, Vera Lúcia Martiniak, Zélia Maria Lopes Marochi
214-222
PDF
Políticas educacionais brasileiras, integração latino- americana e o Mercosul educacional: questões para debate
Oséias Santos de Oliveira
223-236
PDF
A nova pedagogia da hegemonia e a inclusão social
Leonardo Docena Pina
237-253
PDF
Fontes franciscanas: os franciscanos na historiografia do Brasil e na história da educação brasileira
Tania Conceição Iglesias
254-267
PDF
História da educação e memórias de professores
Thiago Rodrigues Nascimento
268-284
PDF
À educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: entre a previsão legal e a realidade
Simone de Fátima Flach
285-303
PDF
Documento
O regulamento das escolas normais primárias de 1924
GT Histedbr
304-304
PDF
Homenagem de alunos Colégio Santa Maria de Curitiba ao Presidente Dutra
GT Histedbr
305-305
PDF
Resenha
Las escrituras del yo através del tiempo
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
306-310
PDF
Resumo
Ensino de matemática nas séries iniciais no estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
311-311
PDF
Paulo freire: uma ética pedagógica libertadora à luz do contexto histórico-social da América Latina nas décadas de 1960 e 1970
Valdir Borges
312-312
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9747
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5071
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2473
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2240
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2023
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários