v. 11 n. 43: set. 2011
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Regimento
Pareceristas
Corpo Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Outros periódicos
Buscar
Acesso
Registrar-se
Blog PPEC
Mudar o idioma. O atual é:
Português
Inglês
Espanhol
Acesso
Registrar-se
Blog PPEC
Mudar o idioma. O atual é:
Português
Inglês
Espanhol
v. 11 n. 43
Publicado em agosto 2, 2012
set. 2011
Editorial
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Teresa Jussara Luporini
1-3
Editorial
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639923
Artigos
Joaquim Pintassilgo, Anabela Teixeira
4-20
Formação de professores em Portugal nos anos 30 do Século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores de matemática)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639924
Maria Elisabeth Blanck Miguel
21-31
A formação do professor para as escolas rurais no Paraná no contexto das políticas de educação nacionais e internacionais
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639925
Peri Mesquida
32-41
Paulo Freire e Antonio Gramsci: a filosofia da práxis na ação pedagógica e na educação de educadores
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639926
Rosangela Maria Boeno
42-65
Constituição histórica da concepção de infância e relação entre formação de professores e as diretrizes para o trabalho com o 1º ano do ensino fundamental de nove anos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639927
Maria Elizete Guimarães Carvalho, Maria das Graças da Cruz Barbosa
66-77
Memórias da educação: a alfabetização de jovens e adultos em 40 horas (Angicos/RN, 1963)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639928
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
78-91
Ideários, concepções e práticas na formação de professores da rede municipal de Curitiba
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639929
Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
92-102
A racionalização do trabalho pedagógico e o uso de recursos audiovisuais na educação: um olhar sobre a pedagogia tecnicista no Brasil
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639930
Sandra Regina Rodrigues do Amaral
103-117
A formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamenal: permanências e rupturas decorrentes das dinâmicas sociais e da legislação do magistério
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639931
Rodrigo Augusto de Souza
118-131
O ensino de história na perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639932
Geysa Spitz Alcoforado de Abreu
132-142
O ensino regular da caligrafia: a experiência da escola americana de Curitiba no final do século XIX e início do século XX
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639933
Romilda Teodora Ens, Fabiana Andréa Barbosa Vaz
143-158
Políticas de formação de professores no Brasil: caminhos do curso de pedagogia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639934
Denise Kloeckner Sbardelotto, Adair Ângelo Dalarosa
159-182
O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a primeira escola normal secundária pública
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639935
Denise Rosana da Silva Moraes, Iara de Oliveira Gomes, Teresa Kazuko Teruya
183-201
Formação continuada de professores e professoras: o PDE/PR
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639936
Vera Lucia Martiniak
202-213
A formação de professores no Paraná e as práticas de fiscalização do trabalho docente
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639937
Teresa Jussara Luporini, Vera Lúcia Martiniak, Zélia Maria Lopes Marochi
214-222
Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639938
Oséias Santos de Oliveira
223-236
Políticas educacionais brasileiras, integração latino- americana e o Mercosul educacional: questões para debate
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639939
Leonardo Docena Pina
237-253
A nova pedagogia da hegemonia e a inclusão social
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639940
Tania Conceição Iglesias
254-267
Fontes franciscanas: os franciscanos na historiografia do Brasil e na história da educação brasileira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639941
Thiago Rodrigues Nascimento
268-284
História da educação e memórias de professores
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639942
Simone de Fátima Flach
285-303
À educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: entre a previsão legal e a realidade
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639943
Documento
GT Histedbr
304-304
O regulamento das escolas normais primárias de 1924
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639944
GT Histedbr
305-305
Homenagem de alunos Colégio Santa Maria de Curitiba ao Presidente Dutra
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639945
Resenha
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
306-310
Las escrituras del yo através del tiempo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639946
Resumo
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
311-311
Ensino de matemática nas séries iniciais no estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639947
Valdir Borges
312-312
Paulo freire: uma ética pedagógica libertadora à luz do contexto histórico-social da América Latina nas décadas de 1960 e 1970
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639948
Expediente
Expediente
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639949
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui