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O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a primeira escola normal secundária pública
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Palavras-chave

História da Educação. Formação de Professores. Oeste do Paraná

Como Citar

SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, Adair Ângelo. O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a primeira escola normal secundária pública. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 159–182, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639935. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639935. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento dos cursos normais públicos de formação de professores primários na mesorregião Oeste do estado do Paraná, especificamente no núcleo urbano “pioneiro” de Foz do Iguaçu, até a criação da primeira Escola Normal Secundária da região, a Escola Normal Secundária “Iguaçu” (1957). A pesquisa constatou que o desenvolvimento dos cursos normais públicos de formação de professores primários no Oeste do Paraná, iniciado a partir da década de 1950, embora tenha possibilitado a expansão do número de professores habilitados na região, representou contraditoriamente a difusão do modelo de vida social urbano-industrial, necessário à adequação da região às novas exigências do contexto capitalista. Enquanto os Cursos Normais Regionais foram criados a partir da necessidade dos colonos por professores habilitados, a Escola Normal Secundária foi criada a partir de reivindicações da classe dominante de Foz do Iguaçu, ansiosa pela formação em nível secundário que possibilitasse a manutenção da sua hegemonia econômica e cultural, através da ocupação dos cargos educacionais dirigentes.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639935
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Referências

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