Fontes franciscanas: os franciscanos na historiografia do Brasil e na história da educação brasileira

Autores

  • Tania Conceição Iglesias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639941

Palavras-chave:

Fontes Documentais. Brasil. Educação Colonial. Franciscanos. Historiografia

Resumo

artigo de divulgação de fontes documentais e bibliográficas que abordam a ação missionária da Ordem franciscana no Brasil Colonial (1500-1822) decorrente de investigações desenvolvidas entre 2005 a 20102. Este texto é o terceiro da série de um projeto de três publicações sobre o assunto. No primeiro artigo foram apresentadas as obras Clássicas da Ordem franciscana. No segundo artigo foram apresentadas as fontes bibliográficas da historiografia franciscana no Brasil Colonial, bem como, uma análise dos temas por ela abordados. Este, o último da série, apresenta as obras da Historiografia do Brasil que abordam o tema franciscano e, as produções historiográficas brasileiras sobre a história da educação franciscana.

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Biografia do Autor

Tania Conceição Iglesias, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pós-doutoranda na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil –HISTEDBR.

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Como Citar

IGLESIAS, T. C. Fontes franciscanas: os franciscanos na historiografia do Brasil e na história da educação brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 254–267, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639941. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639941. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos