Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa

Autores

  • Teresa Jussara Luporini UNICS
  • Vera Lúcia Martiniak UEPG
  • Zélia Maria Lopes Marochi UEPG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639938

Palavras-chave:

Gestão educacional. Eleição de diretores escolares. Seleção de diretores escolares

Resumo

A eleição de diretores tem-se revelado tema polêmico e desafiador no contexto das políticas educacionais. O presente trabalho pretende discutir como ocorre a formação continuada de professores que assumem as diferentes atribuições de gestores em nível de sistema e das unidades escolares assim como a experiência realizada no sistema escolar de ensino de Ponta Grossa-PR, descrevendo a sistemática de seleção de diretores para atuar em escolas dos anos iniciais. A metodologia utilizada, sob a forma de aplicação de questionários e acompanhamento da formação continuada por meio de grupo de estudo mensal, revelam práticas do cotidiano escolar que se colocam como desafios na atuação dos diretores da referida rede municipal de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Jussara Luporini, UNICS

Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná.- UNICS
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa- SMEPG

Vera Lúcia Martiniak, UEPG

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa- SMEPG

Zélia Maria Lopes Marochi, UEPG

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa- SMEPG

Referências

FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais: políticas públicas e educação. Cadernos CEDES, n. 55, p. 30-41, 2002.

IAS. INSTITUTO Ayrton Senna. Foco: área de educação formal do IAS, ago. 2007.

IAS. In: Encontro de Secretários Municipais de Educação. [s.l.], abr. 2005.

LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, [s.d.].

MACHADO, A L. Referências básicas para a formação dos gestores educacionais. In: Gestão educacional: tendências e perspectivas. São Paulo: CENPEC, 1999.27

PARRO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996.

RIBAS, M. H.; LUPORINI, T. J. Políticas e gestão da educação: formação e seleção de diretores no Estado do Paraná In: ANPED. Anais..., PUC-PR, 2004.

SCHENECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor da escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponta Grosa. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Downloads

Como Citar

LUPORINI, T. J.; MARTINIAK, V. L.; MAROCHI, Z. M. L. Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 214–222, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639938. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639938. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)