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O ensino de história na perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo
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Palavras-chave

História da Educação. Escola Nova. Ensino de História

Como Citar

SOUZA, Rodrigo Augusto de. O ensino de história na perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 118–131, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639932. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho procura realizar um estudo sobre os fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos que orientam o ensino de história segundo a perspectiva do intelectual cubano Alfredo Miguel Aguayo (1866-1943). A partir da análise do seu livro “Didática da Escola Nova”, publicado na coleção “Atualidades Pedagógicas” da Companhia Editora Nacional, vamos investigar o capítulo intitulado “Ensino da História”. Nossa intenção é apresentar o diálogo de Aguayo com autores importantes da historiografia alemã, em especial com Bernheim, Ranke, Waitz, Sybel e Droysen. No livro de Aguayo temos também um capítulo destinado à “História Natural”, o que mostra o vínculo acentuado de seu pensamento com a biologia. Pretendemos apresentar o estatuto epistemológico da história como disciplina escolar na perspectiva intelectual de Aguayo.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639932
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