Formação continuada de professores e professoras: o PDE/PR

Autores

  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Iara de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá- UEM

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639936

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Programa de Desenvolvimento Educacional. Prática docente

Resumo

O Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR foi lançado no ano de 2007. Trata-se de uma política educacional de formação continuada de professores/as da rede pública de educação do Estado. O objetivo deste artigo é compreender as diretrizes e encaminhamentos do PDE/PR. O referencial teórico metodológico baseia-se nos estudos da pedagogia crítica, para analisar os documentos oficiais disponibilizados no site www.diadiaeducacao.pr.gov.br. Como resultado dessa formação orientada pelos/as docentes universitários, os/as professores/as PDE estão produzindo material didático–pedagógico e artigos científicos, que são disponibilizados on line. Concluímos que se trata de uma proposta inovadora, apesar de incipiente para uma avaliação, e ainda não encontramos modelos públicos similares.

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Biografia do Autor

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora do Centro de Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - CEL – UNIOESTE Foz do Iguaçu –PR. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR,

Iara de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/PR. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE de Guarapuava – PR

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Professora Associado do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá-UEM/PR. - Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – FE/UnB/DF (2008-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - GEPAC da UEM

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Como Citar

MORAES, D. R. da S.; GOMES, I. de O.; TERUYA, T. K. Formação continuada de professores e professoras: o PDE/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 183–201, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639936. Acesso em: 20 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos