História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições

Autores

  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960

Palavras-chave:

Educação. Amazônia. Concepções teórico-metodológicas

Resumo

O texto expressa a posição assumida pelo autor ao compor a mesa redonda que teve como tema: “Local e nacional: questões teórico-metodológicas”, durante a IX Jornada do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, ocorrida em Belém do Pará, junho de 2010. Questiona a denominação História da Educação na Amazônia, apontando elementos essenciais para que ela possa ser coerentemente efetivada. Sugere uma possibilidade teórico-metodológica para a pesquisa nesta área e aponta os limites presentes em concepções que não admitem que a história possa ser compreendida objetivamente, restando-nos a aceitação das diversas versões apresentadas, independente das fontes, e das análises nas quais se sustentaram. Por fim, apresenta uma contribuição para a escrita da história educacional da Amazônia, tendo como recorte o Grão-Pará na época colonial.

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Biografia do Autor

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado II.

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Como Citar

COLARES, A. A. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 187–202, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639960. Acesso em: 30 set. 2022.

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