Banner Portal
A memória na reconstrução da história da educação
PDF

Palavras-chave

Pescadores. Memória. Educação

Como Citar

CAETANO, Marta Coutinho. A memória na reconstrução da história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 203–210, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639961. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639961. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado em História e Memória da Educação, em curso, realizada pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, este estudo retratará sobre a utilização da memória para reconstrução da história de educação, retratando a educação na Amazônia Paraense, focando a educação para diversidade, seja na escola, ou na prática da cotidianada pesca. Tem por objetivos, analisar as narrativas orais, de pescadores artesanais, para entender a história de educação em sua localidade e identificar quais saberes e práticas foram utilizadas para ensinar e aprender, seja na escola, ou na atividade pesqueira. As ilhas Tabatinga e Sirituba, na região de Abaetetuba Pará, estão sendo utilizadas como lócus da pesquisa. A análise da pesquisa é construída em dois momentos. (i) análise documental da localidade e região, (ii) registro das narrativas orais, sobre conhecimentos e prática educacional, utilizando-se do método história de vida.  Possibilitou, um caráter singular dado a história da educação na ilha, no qual pescadores consideram importantes a educação, mas admitem que sempre aprenderam com a vida e natureza. E hoje, pensam a escola dentro da ilha, como fonte de transformação e formação para seus filhos.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639961
PDF

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil/. 3a Ed. Ver. Ampliada- São Paulo: Moderna, 2006

BEGOSSI, Alpina (org.) Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia/: participantes, Andrea Leme.. [ET AL.]. – São Paulo: Hucitec: Nepam/Unicamp: Nupaub/USP: FAPESP, 2004.

BOSI, Ecléa Memória e sociedade: Lembranças dos velhos/ Ecléa Bosi. -3.ed.-São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOSI, Ecléa O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social/ Ecléa Bosi. _ São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BURKE, Peter. “História como memória social”.In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000, . Diagnóstico da pesca e da Aqüicultura do Estado do Pará 2007. Secretaria de Estado de pesca e Aqüicultura. Sepaq. Governo do Estado. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAGE, Salomão Mufarrej (Org.) Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará /. – Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, Ltda, 2005.

LE GOFF, Jacques. “Memória”.In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.

LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentais teóricos-metodologicas. 2 ed. Petrópolis. RJ: vozes, 1994.

MORAES, Sérgio Cardoso de. Uma Arqueologia dos Saberes da pesca: Amazônia e Nordeste / Sérgio Cardoso de Moraes. _ Belém: EDUFPA, 2007.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de oliveira. Filosofia da educação: reflexos e debates. Belém: UNAMA, 2003.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.