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A história da construção identitária de professores do ensino superior
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Palavras-chave

Histórias de professores. Identidades. Narrativas autobiográficas

Como Citar

OLIVEIRA, Ilda Estela Amaral de; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes; MESCOUTO, Joyce Viviane da Silva; VILHENA, Alga Cristi Vital. A história da construção identitária de professores do ensino superior. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 235–246, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639965. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639965. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto resulta da pesquisa “Por que me fiz professor: narrativas de docentes do ensino superior sobre a construção da identidade profissional’ sob a responsabilidade de um grupo de professores e alunos do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA,cujo tema está centrado na construção identitária de professores (12) ao longo de sua vida como docentes no ensino público superior. É um trabalho que teve a intenção de potencializar as vozes cotidianas, as histórias anônimas de professores aposentados. O marco teórico metodológico centra-se  no enfoque autobiográfico narrativo da identidade que se (re)presenta e se constitui mediante os relatos de vida que fazem os sujeitos. Trabalhamos com a descrição e análise de cada caso com identidade própria (análise vertical e diacrónica) e em uma perspectiva transversal (horizontal e sincrônica). Adotamos procedimentos de análise de conteúdo. As conclusões a que chegamos são as de que, em seus tempos, historicamente diferenciados, existe uma sintonia no esforço cotidiano para nos tornarmos professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639965
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