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A constituição histórica do curso de pedagogia da FACED/UFAM
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Palavras-chave

História do curso de pedagogia. FACED/UFAM. Formação de educadores. Identidade profissional do pedagogo

Como Citar

OLIVEIRA, Lídia Alves de. A constituição histórica do curso de pedagogia da FACED/UFAM. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 247–255, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639966. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639966. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

O estudo a que se refere este artigo, ao fazer uma reflexão sobre o curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, descreve a constituição de sua história, ressalta as fontes históricas vinculadas a diferentes aspectos de seus Condicionantes de Emergência. Contextualizaa história recente do curso de Pedagogia da UFAM. Ao considerar, os debates sobre a formação de educadores no curso de Pedagogia desde as suas origens, revela que o curso de Pedagogia da UFAM, vem enfrentado uma de suas maiores crises, reafirmando-se a constatação de que, não obstante às ambigüidades, que, por vezes, perpassam os debates sobre a base da identidade profissional, o que há de fato é uma questão antiga que é a definição da área de atuação do pedagogo. Esta questão se apresenta como desafio nacional às entidades educacionais: Associação Nacional pela Formação do Profissional da Educação – ANFOPE, Associação Nacional de Pesquisadores da Educação – ANPED, Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação – ANPAE, Fórum de Diretores – FORUMDIR e Fórum Nacional em Defesa da Formação do Professor, que mobilizados, elaboram um Documento de Posicionamento conjunto, no qual reafirmam as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, tendo a docência como base.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639966
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