Banner Portal
Representações acerca da escola pública e das práticas de escolarização nas obras literárias de Dalcidio Jurandir: tecendo análises para se compreender as relações de poder e de classes em Belém-PA
PDF

Palavras-chave

Dalcidio Jurandir. Escola Pública. Representação. Classes Sociais

Como Citar

PANTOJA, Letícia Souto. Representações acerca da escola pública e das práticas de escolarização nas obras literárias de Dalcidio Jurandir: tecendo análises para se compreender as relações de poder e de classes em Belém-PA. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 256–272, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639967. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A partir da análise dos livros “Belém do Grão-Pará” e “Passagem dos Inocentes” escritos pelo literato Dalcídio Jurandir discute-se as relações de poder e de classes entretecidas na sociedade parauara entre os anos de 1920 e 1940. Ativo militante de esquerda, integrante dos quadros da secretaria estadual de educação e colaborador de jornais e revistas da região norte, esse letrado expressou em suas narrativas fortes criticas à escola e as práticas de escolarização vigentes na época. Para ele, a educação escolar pública, ao constituir-se espaço para aquisição de saberes abstratos, desconectados das vivências dos educandos e imbuída de forte sentimento religioso, reforçava as diferenças de classe e afastava a instituição daquilo que o mesmo considerava ser função do conhecimento escolar: contribuir para o processo de construção de uma sociedade justa, formada por indivíduos críticos e reflexivos. Nesse sentido, os escritos dalcidianos acerca da escola e da escolarização são recheados de personagens que exprimem sentimentos contraditórios, desejosos por educar-se para ascender socialmente, mas temerosos diante da vivência escolar, descrita como dispendiosa e autoritária. Assim, em conjunto com outros textos produzidos por esse escritor contidos em revistas destinadas aos professores da rede pública estadual, essas narrativas literárias possibilitam refletir não somente a respeito do universo escolar do período, como também sobre tensões que existiam entre diferentes projetos de sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639967
PDF

Referências

FARIAS, Fernando Jorge Santos. Representação de Educação na Amazônia em Dalcídio Jurandir: (des) caminhos do personagem Alfredo em busca da educação escolar. Dissertação de Mestrado, UEPA, 2009.

FURTADO, Marlí Tereza. Universo derruído e corrosão do herói em Dalcídio Jurandir. IEL/ Unicamp: Campinas, 2002. Tese de doutorado.

JURANDIR, Dalcídio. Primeira Manhã.Josebel Akel Fares (org.). 2 ed. Belém: EDUEPA, 2009.

JURANDIR, Dalcídio. Belém do Grão Pará. Belém: EDUFPA; Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 2004. (Coleção Ciclo do Extremo Norte)

JURANDIR, Dalcídio. Passagem dos Inocentes. São Paulo: Livraria Martins, 1953.

JURANDIR, Dalcídio. Educação. ESCOLA – Revista do professorado do Pará. Directoria Geral da Educação e Ensino Público. Anno I. Setembro de 1935.

JURANDIR, Dalcídio. Educação é Liberdade. ESCOLA – Revista do professorado do Pará. Directoria Geral da Educação e Ensino Público. Anno I. Setembro de 1935. p. 43-45.

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-1960). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPQ, FAPERJ, 2009.

CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens– a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930).Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

CHARTIER, Roger. A nova história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro:Bertand Brasil, 1989.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Eternos modernos: uma historia social da arte e da literatura na Amazônia, 1908-1929. Campinas, SP: (s.n), 2001. Tese de Doutorado.

FURTADO, Marli. Dalcidio Jurandir e o realismo socialista: primeiras investigações. Tessituras, interações, convergências. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC. São Paulo: USP, 2008.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. (org.) 500 anos de educação no Brasil. 3a Ed. 1a reimp. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

NUNES, Paulo. Aquonarrativa ou o encharcar-se na poética de Dalcídio Jurandir. Texto apresentado no I Colóquio Dalcídio Jurandir, promoção UFPa/Unama, em novembro de 2001, em Belém. (mimeo) O Ensino. Revista Mensal de Pedagogia e Literatura. No 11. Maio. 1919. Ano II. Pará Brasil. 2a Phase. Officinas e redacção Instituto Lauro Sodré.

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira. 15a Ed. (revista e ampliada). Campinas/SP: Editora Autores Associados, 1998.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 9a ed. Petrópolis. Vozes, 1998.

STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Câmara. (orgs) Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005 (Vols. II e III)

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.