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Por uma educação profissional de tecnólogos a partir dos conceitos de omnilateralidade e politecnia
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Palavras-chave

Educação Tecnológica. Politecnia. Omnilateralidade. CST. Currículo

Como Citar

JANTSCH, Ari Paulo; AZEVEDO, Luiz Alberto de. Por uma educação profissional de tecnólogos a partir dos conceitos de omnilateralidade e politecnia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 18–31, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639975. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente trabalho objetiva debater a educação profissional dos tecnólogos a partir dos conceitos de Politecnia e Omnilateralidade. Nos dias atuais, com as novas configurações do mundo do trabalho e os debates em bases teórico-metodológicas críticas que defendem uma educação científico-tecnológica sem compromisso com a lógica do mercado, passou-se a requerer uma educação geral e recolocar os conceitos de politecnia e omnilateralidade nas construções curriculares. O Conselho Nacional da Educação (CNE) destaca que a educação profissional deve ser vista para além das demandas do mercado de trabalho. Também indica que a elaboração de currículos para a Educação Profissional deve ser pautada por princípios, como os da flexibilidade, da interdisciplinaridade e da contextualização. Contudo, o conjunto de explicitações do CNE não alcança uma concepção emancipadora. Daí a relevância do presente estudo: além de oferecer um conceito denso de Educação Tecnológica, trata da inserção decisiva dos conceitos de politecnia e omnilateralidade (plena formação profissional) na educação profissional de tecnólogos na perspectiva emancipadora.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639975
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