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Formação e atuação do professor na sociedade contemporanea: implicações e possibilidades
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Palavras-chave

Formação do professor. Trabalho docente. Ética. Política. Epistemologia. Emancipação

Como Citar

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Formação e atuação do professor na sociedade contemporanea: implicações e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 47–56, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639977. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639977. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio teórico intitulado Formação e atuação do Professor na sociedade contemporânea: implicações e possibilidades tem como objetivo provocar uma reflexão critica sobre os novos desafios presentes na formação e atuação do professor, pois em face das mudanças paradigmáticas da sociedade, estes profissionais  da educação necessitam de uma nova leitura do mundo e da condição humana, para poder compreender a dinâmica sócio-político-econômico-cultural presentes no sistema educacional. Com o intuito de melhor elucidar o presente estudo, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica. Ao término do estudo pode-se constatar que a formação e atuação do professor precisa ser repensada no que se refere ao plano ético-político, ao plano teórico e epistemológico e ao plano da ação prática do professor. Sendo assim, os saberes e as praticas docentes no atual cenário da sociedade e principalmente da educação brasileira estão permeados de desafios e incertezas e é realmente isso que nos mobiliza a buscarmos, a criarmos, a transformarmos novas possibilidades em busca de uma educação critica e emancipatória.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639977
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