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Educação e economia: a (re) construção histórica a partir do pós-guerra
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Palavras-chave

Educação. Economia. Pós-Guerra. Organismos Internacionais

Como Citar

BENDRATH, Eduard Angelo; GOMES, Alberto Albuquerque. Educação e economia: a (re) construção histórica a partir do pós-guerra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 92–106, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639980. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639980. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A proposição do presente artigo é uma análise histórica do surgimento dos principais organismos internacionais de regulação econômica e educacional a partir do fim da segunda guerra mundial. Discute-se o novo processo de re-ordenamento político dentro da perspectiva transnacional, do pós-guerra ao movimento neoliberal, e suas implicações para o desenvolvimento global, tendo como base os indicadores de ações e metas estipulados pelos organismos internacionais. De um lado as posições defendidas pelos agentes econômicos como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, e de outro lado, as posições sócio-educacionais defendidas pela UNESCO, e as relações estabelecidas entre propostas distintas influenciadas pelas teorias econômicas de Keynes até o Consenso de Washington.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639980
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