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A instituição da inspetoria técnica no âmbito do projeto de modernização da educação implementado com a reforma de 1906 em Minas Gerais: estratégia de modelização do ensino
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Palavras-chave

Inspeção Técnica do Ensino. Reforma Educacional. Educação em Minas Gerais

Como Citar

ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. A instituição da inspetoria técnica no âmbito do projeto de modernização da educação implementado com a reforma de 1906 em Minas Gerais: estratégia de modelização do ensino. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 107–130, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639981. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo histórico de constituição da educação brasileira a partir da análise das experiências ocorridas em decorrência da Reforma João Pinheiro em Minas Gerais. Ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Historia Cultural, analisa a criação da inspetoria técnica do ensino no âmbito do projeto civilizador republicano interrogando as estratégias de imposição de novas práticas educativas e sociais que marcaram aquele processo. O conjunto de procedimentos mobilizados pelos reformadores mineiros revela que a inspetoria técnica e a própria Secretaria do Interior são entendidos como lugares de poder que, no âmbito de uma política educacional caracterizada pela ação reguladora e centralizadora do governo, institui uma hierarquia de autoridade entre os agentes educativos. Na lógica de um sistema de ensino, baseado na prática, no ver fazer, os inspetores técnicos se configuram como modeladores do ensino dando a ver aulas exemplares aos professores nas escolas primárias do estado, visando a disseminação uniforme de novas práticas educacionais para garantir a todos uma educação capaz de legitimar a ordem social e política constituída.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639981
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