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Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituido pela resolução CNE/CP N. 01/2006
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Palavras-chave

Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Pedagogo

Como Citar

VIEIRA, Suzane da Rocha. Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituido pela resolução CNE/CP N. 01/2006. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 131–155, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639982. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639982. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um estudo acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia evidenciando os conceitos de docência, gestão e conhecimento, como articuladores do novo perfil do Pedagogo. A investigação revela que a docência constitui-se como hegemônica, uma vez que caracteriza-se como a base da formação do licenciado em Pedagogia. Para desenvolvimento da pesquisa, as análises foram realizadas a luz das políticas educacionais para formação de professores instituídas no Brasil a partir da década de 1990. A análise também procurou destacar a influência de entidades como a ANFOPE, FORUMDIR, ANPAE e CEDES na definição do conteúdo das Diretrizes do curso de Pedagogia que concretizam a identidade de um novo pedagogo.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639982
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