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A formação superior nos romances memórias póstumas de Brás Cubas, de machado de assis, e os Irmãos Karamázovi, de Fiódor Dostoiévski
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Palavras-chave

Brasil. Rússia. Educação superior. Literatura

Como Citar

CALABRESI, Luís Henrique de Freitas; BITTAR, Marisa. A formação superior nos romances memórias póstumas de Brás Cubas, de machado de assis, e os Irmãos Karamázovi, de Fiódor Dostoiévski. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 171–188, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639984. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar elementos em comum na formação superior da elite no Brasil e na Rússia no século XIX por meio do estudo dos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Os Irmãos Karamázovi, de Fiódor Dostoiévski. Excertos destas obras com alusões ao nosso tema de estudo foram analisados em relação a outras fontes históricas. Foram encontradas similaridades, tais como a ênfase no ensino superior, por meio de um modelo que destacava a erudição intelectual com fins de ostentação, em detrimento do desenvolvimento da vida prática e das forças produtivas, criando uma ilha de letrados, detentores de uma cultura humanística e de uma retórica extremamente sofisticada e vazia, abandonando as massas populares à ignorância. Esta formação superior contribuiu para a opressão de classe e para o aprofundamento das desigualdades sociais.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639984
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