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Sociedade, ciência e educação: abordagens sobre conhecimento pedagógico na teorização de Anísio Teixeira
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Palavras-chave

Relação sociedade-ciência-educação. Conhecimento pedagógico. Anísio Teixeira

Como Citar

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Sociedade, ciência e educação: abordagens sobre conhecimento pedagógico na teorização de Anísio Teixeira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 202–215, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639986. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto está orientado na perspectiva de proceder a uma discussão acerca das relações entre sociedade, ciência e educação como vértices de um triângulo presente na base que estrutura o que se concebe como conhecimento pedagógico para Anísio Teixeira. Para tanto, o trabalho organiza-se através dos seguintes eixos: as conexões existentes entre ciência e educação, no qual são abordadas as ingerências que o projeto de modernização nacional da primeira metade do século XX no Brasil empreendeu na definição das finalidades da educação, destacando o ideário do movimento escolanovista e a participação de Teixeira no pensamento e reformas educacionais da época e a constituição do conhecimento pedagógico enquanto tecnologia da educação, concebida como arte científica na referida teorização. A noção de produção de conhecimento pedagógico deste educador está relacionada com o potencial de contribuição que a ciência deveria dar à modernização do país por intermédio de pesquisas empíricas e observações práticas com base numa filosofia voltada às necessidades da ação.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639986
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