Banner Portal
Educação ao longo da vida nas políticas educacionais e a pretendida ausência da história
PDF

Palavras-chave

Políticas educacionais. Educação ao longo da vida. UNESCO

Como Citar

RODRIGUES, Marilda Merência. Educação ao longo da vida nas políticas educacionais e a pretendida ausência da história. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 216–228, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639987. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

No século XX, vimos emergir na UNESCO a expressão “educação ao longo da vida” como um paradigma educacional a ser alcançado. Suas filiações históricas remontam à década de 1960, quando se anunciaram as perigosas potencialidades da crise mundial da educação. Na década seguinte, essa crise apareceu sob a forma de ameaça de desequilíbrio do corpo social. Dissemina-se, nas próximas décadas, o ideário de um novo projeto de educação para o século XXI como antídoto para os “perigos” do desemprego e rupturas sociais. Evoca-se uma educação ao longo da vida capaz de promover o respeito às necessidades e diferenças individuais, de responder à democratização da educação e se constituir como chave de acesso ao século XXI. Tal perspectiva educacional se coaduna com o projeto histórico disseminado pela UNESCO, cujo alicerce tem sido a construção de um sujeito pacífico e tolerante, consoante à política contemporânea de segurança mundial para o sistema capitalista. Analisa-se, no presente trabalho, que tal paradigma educacional apoia-se numa concepção de tempo e história que eterniza o presente, cuja conjuntura histórica é descrita como inexorável, dominada pela globalização, pela dependência e subordinação dos conhecimentos às novas economias do conhecimento.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639987
PDF

Referências

AHMAD, Aijaz. Problemas de Classe e Cultura. In: WOOD, E. M; FOSTER, J.B. Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a historia. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.

CARDOSO, Ciro F. História e Paradigmas rivais. In: CARDOSO, C. F. & VAINFAS, R. (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CASTRO, Ramón Peña. Escola e Mercado: a escola face a institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada a serviço da economia, Perspectiva, Florianópolis, vol. 22, n. 01, p. 79-92, jan./jun. 2004.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS. Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida. Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão. Bruxelas, 30/10/2000. Disponível em: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2006:0614:FIN:PT:PDF. Acesso em: 22 de julho de 2004.

DELORS, Jacques (org.). Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2a Edição - São Paulo: Cortez, 1998.

DOSSE, François. A História em migalhas: dos “Annales” à “Nova História”. São Paulo: Ensaio; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1992.

DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed., Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Vol.1; edição e trad. Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HOBSBAWM, E. J.. Era dos extremos: o breve século XX : 1914 - 1991 . 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

MORAES, Maria Célia M. . Os “pós-ismos” e outras querelas ideológicas. Perspectiva. Florianópolis, ano 14, n. 5, p. 45-60, jan./jun. 1996.

MORAES, Maria Célia M. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. In: 30. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 30., 2007. Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2007. 1 CD-ROM.

REIS, José Carlos. Nouvelle Histoire e Tempo Histórico: a contribuição de Febvre, Bloch e Braudel. São Paulo: ed. Ática, 1994.

REIS, José Carlos. Os Annales: a renovação Teórico-Metodológica e “Utópica” da História pela reconstrução do tempo histórico. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998, p. 25-49.

REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2005.

WOOD, Ellen Meiksins. Trabalho, Classe e Estado no capitalismo global. In: SEOANE, José e TADDEI, Emilio (Orgs.) Resistências Mundiais. De Seattle a Porto Alegre. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 99-121.

SAVIANI, Dermeval. O debate Teórico e Metodológico no campo da História e sua importância para a Pesquisa Educacional. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998, p. 7-15.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.