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Educação integral, ensino integral e tempo no pensamento de Rui Barbosa
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Palavras-chave

Educação Integral. Reforma Leôncio de Carvalho. Rui Barbosa

Como Citar

BONATO, Nailda Marinho da Costa; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; MENEZES, Janaína Specht da Silva. Educação integral, ensino integral e tempo no pensamento de Rui Barbosa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 275–292, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639991. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639991. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A partir da Reforma Leôncio de Carvalho, Rui Barbosa, relator da Comissão de Instrução Pública, elaborou seus “Pareceres sobre a Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”. O que nos interessa, nessa série de pareceres, são os referentes ao ensino primário.  Ao tratar de “Métodos e programa escolar”, o jurista defende o “princípio do ensino integral” (p.57) e a necessidade de “instrução integral” (p.60). Levando em conta nosso campo de investigação, perguntamos: O que Rui Barbosa entendia por ensino integral? Qual sua concepção acerca do mesmo? Relacionava ensino integral com tempo integral na escola primária? O estudo que propomos se inscreve como parte da pesquisa institucional “Tempo integral e educação integral no Ensino Fundamental”, em andamento, financiada pelo Observatório da Educação, no âmbito da CAPES/INEP e que apresenta, como um de seus objetivos “Identificar e historicizar concepções e práticas de educação integral em tempo integral, ao final do século XIX e ao longo do século XX”. Para compor nossa análise, trabalharemos com os textos da Reforma e dos Pareceres e com referencial teórico acerca das categorias educação integral e tempo integral, visando contextualizar as reflexões de Rui Barbosa em torno da questão.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639991
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