Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em Bragança (PA), século XX

Autores

  • Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva Universidade Federal do Pará
  • Leila do Socorro Rotterdan Oleto Universidade Federal do Pará
  • Romyel Dillan Cecim de Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640011

Palavras-chave:

História. Educação. Bragança. Século XX

Resumo

Este trabalho lida com parte do desempenho de D. Eliseu Coroli, bispo católico, na cidade de Bragança (Pará, Brasil), a partir de fatos relacionados a ele como um ícone da História recente da região Bragantina, no século XX. Foi construído a partir de relatos orais e biográficos, registros escritos, imagens e relações sociais, analisando contextos e situações em torno da figura e personalidade do bispo, para compreender o perfil deste missionário religioso e seu legado para a Educação e outras atividades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno e Bacharel em História pela Universidade Federal do Pará, 2002. Mestre em História pela Universidade Federal do Pará, 2006. Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário de Bragança.

Leila do Socorro Rotterdan Oleto, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, 2004. Coordenadora Técnica e Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em Bragança.

Romyel Dillan Cecim de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em História pela Universidade Federal do Pará, 2011. Professor no Instituto Santa Teresinha, em Bragança.

Downloads

Como Citar

SILVA, D. B. R. N. da; OLETO, L. do S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. de. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em Bragança (PA), século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 93–118, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640011. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos