Banner Portal
v. 12 n. 48: dez. 2012
dez. 2012

Editorial

HISTED-PA GEPHE
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640003
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640003

Artigos

Anne-Marie Chartier
4-12
O uso da literatura na escola primaria: um acesso nacional
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640004
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640004
Anselmo Alencar Colares
13-24
Historiografia educacional da Amazônia: uma introdução
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640005
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640005
César Augusto Castro
25-39
O ensino agrícola no Maranhão imperial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640006
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640006
Maria José Aviz Rosário, Celita Maria Paes de Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza
40-49
Museu da educação amazônico
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640007
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640007
Fernando Arthur de Freitas Neves
50-63
A romanização como catequese: a doutrina pastoral dos bispos
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640008
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640008
Clarice Nascimento de Melo, Karla Nazareth Corrêa de Almeida
64-76
Trabalho docente, gênero e poder em denúncias públicas da década de 1880
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640009
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640009
Rogério Guimarães Malheiros, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
77-92
Instrução, ciência e civilização: a província do Grão Pará e as influências francesa e estadunidense nas questões educacionais (1860 a 1870)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640010
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640010
Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva, Leila do Socorro Rotterdan Oleto, Romyel Dillan Cecim de Oliveira
93-118
Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em Bragança (PA), século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640011
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640011
Carlos Jorge Paixão
119-127
Ideias e possibilidades metodológicas de construção do conhecimento histórico
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640012
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640012
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
128-152
Percursos de escolarização e trabalho docente de mulheres pesquisadoras
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640013
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640013
Marco Antônio de Oliveira Gomes, Antônio Carlos Maciel
153-167
O liberalismo e a privatização da educação: a impossibilidade da democracia
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640014
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640014
Vera Lúcia Martiniak, Renata de Almeida Vieira
168-183
Notas sobre a relação entre trabalho, educação profissional e formação em nível médio para a docência
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640015
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640015
Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
184-198
As modas e o celibato: educação e normalização social no Rio Grande do Norte na década de 1920
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640016
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640016
Patrícia Weiduschadt, Elomar Tambara
199-224
O sínodo de Missouri e o seminário teológico-pedagógico em São Lourenço do Sul- RS (1903-1905)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640017
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640017
Lucas Patschiki
225-240
As lutas da história imediata: para quem serve a verdade histórica?
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640018
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640018
Carlos Alberto Lopes de Sousa
241-254
A formação educativa e política das ONGs no ciberespaço e no lugar: o caso do CDDHMP-DHNET
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640019
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640019
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Oriomar Skalinski Junior
255-268
A imprensa periódica como fonte para a história da educação: teoria e método
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640020
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640020
Marco Aurélio Gomes de Oliveira, Armindo Quillici Neto
269-285
Infância e escola nova: um olhar crítico sobre a contribuição de John Dewey para a consolidação do pensamento liberal na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640021
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640021
Eliane Mimesse
286-295
A questão da nacionalização do ensino: escolas italianas na cidade de São Paulo no início do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640022
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640022
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
296-309
O curso de pedagogia da FE/UNICAMP: as reformulações curriculares em questão (1974-1998
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640023
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640023
Mateus Mioto dos Santos
310-323
Apontamentos sobre a constituição do estado em J. J. Rousseau
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640024
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640024
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão Barão
324-337
Florestan Fernandes e o marxismo: dois momentos de uma longa trajetória (1946 e 1983)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640025
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640025
Elaine Rodrigues, Ednéia Regina Rossi, Andréia Cristina Ernega, Edilene Cunha Martinez
338-355
Revista Maringá ensina: assuntos educacionais em circulação na seção entrevista – 2006 a 2011
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640026
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640026

Resenha

Daniela Perpétua de Andrade
356-360
A relação entre cultura e identidade nacional
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640027
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640027
Marcus Fernandes Marcusso
361-364
Um olhar europeu sobre a educação e escravidão no Brasil do final do século XIX: o relato de Ina von Binzer
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640028
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640028

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640034
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640034