Resumo
Escolhemos a Revista Maringá ensina distribuída trimestralmente pela Secretaria de Educação de Maringá, como fonte e objeto para nossa pesquisa, considerando que os periódicos ligados aos professores podem ser entendidos como núcleos de (in) formação, pois mostram maneiras de produzir e difundir discursos. O objetivo geral é identificar o que a Revista Maringá Ensina, por meio da seção Entrevista, prioriza como temas relevantes para discussão e para ampliação dos conhecimentos que fundamentam a prática dos agentes educacionais maringaenses. Metodologicamente nos propomos a realizar um trabalho de caráter qualitativo, pretendemos descrever e interpretar, priorizando forma e conteúdo do periódico. A temporalidade recortada para estudo está circunscrita aos anos de 2006 a 2011. Cabe destacar que na investigação qualitativa a fonte é considerada relevante, mas o investigador/problematizador é o instrumento principal.
Referências
BASTOS, Maria Helena Câmara. As revistas pedagógicas e a Atualização do professor: a revista do ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992) In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p.47-75.
BICCAS, Maurilane de Souza. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925 – 1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
BLOCH, Marc. Apologia a história ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2001
BRASIL, Lei no 9.394, de 20.12.96, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CAPELATO, Maria Helena R. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; Revisão Técnica [de] Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
CHARTIER, Roger. A beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av., Abr 1991, vol.5, no.11, p.173-191. ISSN 0103-4014 – www.scielo.br
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Ed. UNESP, 2002a.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento; Revisão da Tradução Angel Bojadsen. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. IN: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003 – p. 525 - 541
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, abr./maio/jun. 2008b, n.8.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2006, n.3.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2008c, n.9.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2010d, n.16.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2011d, n.20.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2007b, n.5.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2009a, n.10.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2010b, n.14.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar.abr. 2011b, n.18.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, jul./ago./set. 2009c, n.12.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2007c, n.6.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2009b, n.11.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2010c, n.15.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2011c, n.19.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2006, jan.2007a, n.4.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2007, jan.2008a, n.7.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2009, jan.2010a, n.13.
MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez./ 2010, jan. 2011a, n.17.
MARTINEZ, Edilene Cunha. A Imprensa Pedagógica como tema e objeto para a História da Educação Paranaense: Jornal Escola Aberta (1986-1988). 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profa. Dra. Elaine Rodrigues.
NÓVOA, António. A imprensa de educação e de ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI; Denice Bárbara; NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, Porto Alegre, n.5, p.7-64, set., 1993.
NÓVOA, António. A imprensa de educação e de ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI; Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p.11-31.
OLIVEIRA, Wanessa Gorri de Oliveira. A imprensa pedagógica como fonte e objeto para uma escrita da história: em destaque a prática pedagógica sugerida ao professor de educação infantil pela revista criança (1996-2006). 2011. 199f. Dissertação (Mestrado em História e Historiografia da Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profa . Dra. Fátima Maria Neves.
RODRIGUES, Elaine. A imprensa pedagógica como fonte, tema e objeto para a história da educação. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, José Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p.311-325.
SODRÉ, N. Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro: Mauad. 1966.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.