Revista Maringá ensina: assuntos educacionais em circulação na seção entrevista – 2006 a 2011

Autores

  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ednéia Regina Rossi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Andréia Cristina Ernega Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Edilene Cunha Martinez Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640026

Palavras-chave:

História da Educação. Imprensa pedagógica. Revista Maringá Ensina

Resumo

Escolhemos a Revista Maringá ensina distribuída trimestralmente pela Secretaria de Educação de Maringá, como fonte e objeto para nossa pesquisa, considerando que os periódicos ligados aos professores podem ser entendidos como núcleos de (in) formação, pois mostram maneiras de produzir e difundir discursos. O objetivo geral é identificar o que a Revista Maringá Ensina, por meio da seção Entrevista, prioriza como temas relevantes para discussão e para ampliação dos conhecimentos que fundamentam a prática dos agentes educacionais maringaenses. Metodologicamente nos propomos a realizar um trabalho de caráter qualitativo, pretendemos descrever e interpretar, priorizando forma e conteúdo do periódico. A temporalidade recortada para estudo está circunscrita aos anos de 2006 a 2011. Cabe destacar que na investigação qualitativa a fonte é considerada relevante, mas o investigador/problematizador é o instrumento principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora associada na Universidade Estadual de Maringá com atuação na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado). 

Andréia Cristina Ernega, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Edilene Cunha Martinez, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora Mestre em Educação- UEM.

Referências

BASTOS, Maria Helena Câmara. As revistas pedagógicas e a Atualização do professor: a revista do ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992) In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p.47-75.

BICCAS, Maurilane de Souza. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925 – 1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

BLOCH, Marc. Apologia a história ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2001

BRASIL, Lei no 9.394, de 20.12.96, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CAPELATO, Maria Helena R. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; Revisão Técnica [de] Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

CHARTIER, Roger. A beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av., Abr 1991, vol.5, no.11, p.173-191. ISSN 0103-4014 – www.scielo.br

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Ed. UNESP, 2002a.

CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento; Revisão da Tradução Angel Bojadsen. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. IN: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003 – p. 525 - 541

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, abr./maio/jun. 2008b, n.8.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2006, n.3.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2008c, n.9.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2010d, n.16.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, ago./set./out. 2011d, n.20.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2007b, n.5.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2009a, n.10.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar./abr. 2010b, n.14.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, fev./mar.abr. 2011b, n.18.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, jul./ago./set. 2009c, n.12.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2007c, n.6.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2009b, n.11.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2010c, n.15.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, maio/jun./jul. 2011c, n.19.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2006, jan.2007a, n.4.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2007, jan.2008a, n.7.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez. 2009, jan.2010a, n.13.

MARINGÁ. Revista Maringá ensina. SEDUC, nov./dez./ 2010, jan. 2011a, n.17.

MARTINEZ, Edilene Cunha. A Imprensa Pedagógica como tema e objeto para a História da Educação Paranaense: Jornal Escola Aberta (1986-1988). 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profa. Dra. Elaine Rodrigues.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e de ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI; Denice Bárbara; NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, Porto Alegre, n.5, p.7-64, set., 1993.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e de ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI; Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p.11-31.

OLIVEIRA, Wanessa Gorri de Oliveira. A imprensa pedagógica como fonte e objeto para uma escrita da história: em destaque a prática pedagógica sugerida ao professor de educação infantil pela revista criança (1996-2006). 2011. 199f. Dissertação (Mestrado em História e Historiografia da Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profa . Dra. Fátima Maria Neves.

RODRIGUES, Elaine. A imprensa pedagógica como fonte, tema e objeto para a história da educação. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, José Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p.311-325.

SODRÉ, N. Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro: Mauad. 1966.

Downloads

Como Citar

RODRIGUES, E.; ROSSI, E. R.; ERNEGA, A. C.; MARTINEZ, E. C. Revista Maringá ensina: assuntos educacionais em circulação na seção entrevista – 2006 a 2011. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 338–355, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640026. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640026. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)