Um olhar europeu sobre a educação e escravidão no Brasil do final do século XIX: o relato de Ina von Binzer

Autores

  • Marcus Fernandes Marcusso Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640028

Palavras-chave:

Resenha - educação

Resumo

Resenha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Fernandes Marcusso, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em História pela UFOP, Mestre e Doutorando em Educação  pela UFSCar (História, Folosofia e Sociologia da Educação).

Referências

BINZER, Ina von. Os meus romanos: alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 6a. ed., l994.

CARDOSO, Teresa Fachada. As aulas régias no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004. V.1

CARVALHO, Jose Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Encadernado/gravado com: Teatro de sombras: a política imperial, CARVALHO, Jose Murilo de. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves de. Entre quatro paredes. Revista de História da Biblioteca Nacional no 35 Agosto de 2008. PP. 81-84. 3

WEFORT, Francisco Correa. As escritas de deus e as profanas: notas para uma história das idéias no Brasil Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 20 No. 57, 2005. pp.5-25.

Downloads

Publicado

2013-03-22

Como Citar

MARCUSSO, M. F. Um olhar europeu sobre a educação e escravidão no Brasil do final do século XIX: o relato de Ina von Binzer. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 361–364, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640028. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640028. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Resenha