Banner Portal
Florestan Fernandes e o marxismo: dois momentos de uma longa trajetória (1946 e 1983)
PDF

Palavras-chave

Florestan Fernandes. Materialismo Histórico e Dialético. Educação e Marxismo

Como Citar

BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão. Florestan Fernandes e o marxismo: dois momentos de uma longa trajetória (1946 e 1983). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 324–337, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640025. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Florestan é autor de uma extensa obra que abrange diversos aspectos dos dilemas sociais da sociedade de classe. Com relação à educação, suas  contribuições estão presentes no conjunto de sua obra, nas lutas sociais em que participou – luta em defesa da escola pública, pela reforma universitária, atividades antifascistas - e através de seu trabalho como organizador e divulgador de importantes coletâneas de textos clássicos. O objeto do presente trabalho é inventariar duas Introduções de Florestan Fernandes a obras de K. Marx: Introdução a Contribuição à Critica da Economia Política, publicada em 1946,  e a Introdução que publicou em 1983 para apresentar a antologia de Marx e Engels sobre História. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica sobre as Introduções e, como complemento, cotejou-se os seus conteúdos com entrevistas e outras obras de Florestan Fernandes, bem como de autores que vêm estudando a sua produção. A definição do período de vinculação de Florestan ao materialismo histórico e dialético é objeto de inúmeras polêmicas e interpretações. As análises das Introduções permitiram trazer elementos de suas produções teóricas que indicam que essa vinculação esteve presente em um extenso período histórico (1946 e 1983). Além disso, o artigo analisa o que Florestan Fernandes aponta como substantivo em seus estudos sobre o marxismo:  a questão do método,  da perspectiva histórica, da luta de classes e do protagonismo do proletariado para explicar e transformar a realidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640025
PDF

Referências

BARÃO, G. O D. As contribuições educacionais de Florestan Fernandes: o debate com a pedagogia nova e a centralidade da categoria revolução. Tese de doutoramento, UNICAMP, 2008.

CARDOSO, M. L. Capitalismo Dependente, Autocracia Burguesa e Revolução Social em Florestan. São Paulo:Estudos Avançados da USP, Coleção Documentos, no 18, Junho de 2001. (Série Ciências Humana e Histórica)

CARDOSO, M. L. Sobre a teorização do capitalismo dependente em Florestan Fernandes. In: OSMAR, F. (org.) Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas, SP: Autores Associados; Niterói: EdUFF, 2005.

DEL ROIO, M. Sociologia e socialismo em Florestan Fernandes. In: MARTINEZ, P.H. (org.) Florestan ou o sentido das coisas. São Paulo: USP, 1998.

FERNANDES, F. Marx e o pensamento sociológico moderno. In: ______ Ensaios de Sociologia Geral e aplicada. SP: Livraria Pioneira Editora, 1971.

FERNANDES, F. (org). Nota Prévia. In: Comunidade e Sociedade. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1973.

FERNANDES, F. Marx e o pensamento sociológico moderno. In: FERNANDES, FERNANDES, F.Ensaios de Sociologia Geral e aplicada. SP: Livraria Pioneira Editora, 19711.

FERNANDES, F. Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T. A. Queiros, 1979.

FERNANDES, F. Introdução . In: K.Marx e F. Engels: história. Organizador [da coletânea] FERNANDES, F. SP: Ática, 1983.

FERNANDES, F. Introdução a Contribuição à crítica da Economia Política. In: FERNANDES, F.Em busca do Socialismo: últimos escritos & outros textos.SP: Xamã, 1995.

FERNANDES, F. Entrevista Florestan Fernandes. Revista teoria e debate, São Paulo, Fundação Perseu Abramo, no13, jan/fev/mar 1991. Disponível em http://www.fpa.org.br/td/td13/td13_memoria.htm. Acesso em: 14/7/2005.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro, ed. Civilização brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1989.

MARIATEGUI, J.C. Temas de educacion. Lima: Biblioteca Amauta, 1984.

MARTÍ, José. Nossa América. São Paulo: Hucitec, 1991. (coleção Nossa América)

MARX, K. Manuscritos Econômicos e Filosóficos. In: FROMM, E.. O Conceito Marxista do Homem - Apêndice: Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844 de Karl Marx. RJ: Zahar Editores, 1983 (8a. ed.).

MARX, K. Prefácio. In: MARX, K., Para a crítica da economia política e outros textos. 2a. edição, São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MARX, K. e ENGELS, E. Ideologia Alemã Lisboa: Editorial Presença; Brasil: Martins Fontes. Volume I e Volume II .

NETTO, J. P. Florestan Fernandes: uma recuperação marxista da categoria revolução. In: NETTO, J. P. Marxismo impenitente: contribuição à história das idéias marxistas. São Paulo: Cortez, 2004.

NETTO, J. P. Entrevista. RJ: UFRJ, mimeo., 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.