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Florestan Fernandes e o marxismo: dois momentos de uma longa trajetória (1946 e 1983)
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Palavras-chave

Florestan Fernandes. Materialismo Histórico e Dialético. Educação e Marxismo

Como Citar

BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão. Florestan Fernandes e o marxismo: dois momentos de uma longa trajetória (1946 e 1983). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 324–337, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640025. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Florestan é autor de uma extensa obra que abrange diversos aspectos dos dilemas sociais da sociedade de classe. Com relação à educação, suas  contribuições estão presentes no conjunto de sua obra, nas lutas sociais em que participou – luta em defesa da escola pública, pela reforma universitária, atividades antifascistas - e através de seu trabalho como organizador e divulgador de importantes coletâneas de textos clássicos. O objeto do presente trabalho é inventariar duas Introduções de Florestan Fernandes a obras de K. Marx: Introdução a Contribuição à Critica da Economia Política, publicada em 1946,  e a Introdução que publicou em 1983 para apresentar a antologia de Marx e Engels sobre História. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica sobre as Introduções e, como complemento, cotejou-se os seus conteúdos com entrevistas e outras obras de Florestan Fernandes, bem como de autores que vêm estudando a sua produção. A definição do período de vinculação de Florestan ao materialismo histórico e dialético é objeto de inúmeras polêmicas e interpretações. As análises das Introduções permitiram trazer elementos de suas produções teóricas que indicam que essa vinculação esteve presente em um extenso período histórico (1946 e 1983). Além disso, o artigo analisa o que Florestan Fernandes aponta como substantivo em seus estudos sobre o marxismo:  a questão do método,  da perspectiva histórica, da luta de classes e do protagonismo do proletariado para explicar e transformar a realidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640025
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