O liberalismo e a privatização da educação: a impossibilidade da democracia

Autores

  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640014

Palavras-chave:

Democracia. Educação. Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho apresenta instrumentos analíticos para compreender o capitalismo atual através de um tema unificador entre as várias oposições fragmentadas - a aspiração a democracia. Esse conceito é um desafio jamais levados às últimas consequências sob o signo do capital aqui o examinaremos historicamente. A democracia burguesa, que surgiu das lutas pela afirmação da burguesia contra a nobreza, não possibilitou a realização de uma democracia substancial. Nem mesmo o reconhecimento da classe trabalhadora ao longo da história foi suficiente para eliminar as desigualdades. Pelo contrário, a desigualdade é concebida pelos liberais como saudável para o desenvolvimento social.  Nosso objetivo é situar o conceito em contextos históricos em vez de pensá-lo como uma abstração socialmente determinada e  não “varrer para baixo de um tapete imaginário” os problemas crônicos e os sintomas da crise estrutural que se expressam na educação.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Federal de Rondônia

Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR – Depto de Ciências da Educação. – Porto Velho

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia

Professor da Universidade Federal de Rondônia – Unir – Depto de Ciências da Educação. Ariquemes

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Como Citar

GOMES, M. A. de O.; MACIEL, A. C. O liberalismo e a privatização da educação: a impossibilidade da democracia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 153–167, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640014. Acesso em: 20 out. 2021.

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