Banner Portal
O liberalismo e a privatização da educação: a impossibilidade da democracia
PDF

Palavras-chave

Democracia. Educação. Neoliberalismo

Como Citar

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; MACIEL, Antônio Carlos. O liberalismo e a privatização da educação: a impossibilidade da democracia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 153–167, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640014. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta instrumentos analíticos para compreender o capitalismo atual através de um tema unificador entre as várias oposições fragmentadas - a aspiração a democracia. Esse conceito é um desafio jamais levados às últimas consequências sob o signo do capital aqui o examinaremos historicamente. A democracia burguesa, que surgiu das lutas pela afirmação da burguesia contra a nobreza, não possibilitou a realização de uma democracia substancial. Nem mesmo o reconhecimento da classe trabalhadora ao longo da história foi suficiente para eliminar as desigualdades. Pelo contrário, a desigualdade é concebida pelos liberais como saudável para o desenvolvimento social.  Nosso objetivo é situar o conceito em contextos históricos em vez de pensá-lo como uma abstração socialmente determinada e  não “varrer para baixo de um tapete imaginário” os problemas crônicos e os sintomas da crise estrutural que se expressam na educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640014
PDF

Referências

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Orgs.). O público e o privado na educação: interfaces entre o Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.

BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CASTANHO, Sérgio E. M. Globalização, redefinição do Estado Nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, José C. (Org.) Globalização, pós-modernidade e educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

COUTINHO, Carlos N. A democracia na batalha das idéias e nas lutas políticas do Brasil de hoje. In: FÁVERO, Osmar. SEMERANO, Giovanni. (Orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002

FONTANA, Josep. A história dos homens. Bauru: Edusc, 2004.

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. Tradução de Luciana Carli. São Paulo: Artenova , 1977.

FRIGOTTO, G. Delírio da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILE, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1996.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914/1991). São Paulo: Companhia das Letras. 2001.

GRISONI, D.; MAGGIORI, R. Ler Gramsci. Lisboa: Iniciativas Editorais, 1973.

LEHER, Roberto. Projetos e modelos de autonomia e privatização das universidades públicas. In: GENTILE, P. (Org.). Universidade na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, Rosângela Novaes. Políticas educacionais e a lógica neoliberal para a educação básica. In: GEMAQUE, Rosna Maria O.; LIMA, Rosângela Novaes. Políticas públicas educacionais: o governo Lula em questão. Belém: CEJUP, 2006.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. In: LOCKE. São Paulo, Abril Cultural. (Coleção os pensadores)

LUCENA, Carlos. Marxismo, crise do capitalismo monopolista e qualificação dos trabalhadores. In: LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval. (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 2005.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas).

MELLO, Leonel Itaussu Almeida. John Locke e o individualismo liberal. In: WEFFORT, Francisco C. (Org.) Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 1999. V. 1.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. Campinas-SP: Editora UNICAMP/Boitempo, 2002.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

SOUSA, Andréia da S. Quintanilha. Autonomia universitária ou liberalização do mercado de ensino superior brasileiro? A política educacional superior no governo Fernando Henrique Cardoso. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.