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Infância e escola nova: um olhar crítico sobre a contribuição de John Dewey para a consolidação do pensamento liberal na educação
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Palavras-chave

Infância. Escola Nova. Educação e filosofia. John Dewey

Como Citar

OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; QUILLICI NETO, Armindo. Infância e escola nova: um olhar crítico sobre a contribuição de John Dewey para a consolidação do pensamento liberal na educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 269–285, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640021. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de infância em John Dewey e a relação do seu projeto de renovação pedagógica e como os conceitos (democracia, liberdade e experiência) estão associados para a formação de um novo homem, adaptado ao sistema capitalista. Nesse sentido, este artigo aborda a temática da infância e da educação numa perspectiva histórica, isto é, levamos em consideração que a produção das ideias e pensamentos estão condicionados pelos meios de produção de seu tempo histórico. Portanto, a infância, na perspectiva deweyana, é pensada a partir da relação da experiência com o meio social e de sua potencialidade de mudança que vislumbra a concretização de uma sociedade democrática, algo que contribuiu para o fortalecimento do pensamento liberal na educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640021
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