A imprensa periódica como fonte para a história da educação: teoria e método

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá
  • Oriomar Skalinski Junior Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: História da Educação. Fontes. Imprensa periódica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir teorias, métodos e técnicas empregadas no tratamento de fontes nas pesquisas em História da Educação, e, especialmente, as particularidades metodológicas na utilização da imprensa periódica como fonte. As discussões relativas ao tratamento, ao uso, bem como às modalidades de fontes ganharam importância entre os historiadores da educação no Brasil, notadamente, a partir da década de 1980. As fontes são produções humanas, portanto, nas suas mais diversas modalidades, são registros das relações entre os homens em um dado momento histórico. Neste sentido, ao fazerem circular informações sobre questões relativas à educação de modo amplo, bem como sobre as particularidades do trabalho pedagógico, os periódicos, independentemente de serem especializados nestas questões, são uma rica fonte de informações para pesquisas em História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Oriomar Skalinski Junior, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação e aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ARNAUT DE TOLEDO, C. A.; GIMENEZ, J. C. Educação e pesquisa: fontes e documentos. In: CASIMIRO, A. P. B. S.; LOMBARDI, J. C.; MAGALHÃES, L. D. R. (Orgs.). A Pesquisa e a Preservação de Fontes para a Educação, Cultura e Memória. Campinas. Alínea, 2009. p. 109-125.

BACELAR, C. Fontes Documentais. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 21-79.

BASTOS, M. H. C.; MOGARRO, M. J. Manuais de história da educação em Portugal e Brasil (segunda metade do século XIX – primeira metade do século XX). In: ARAÚJO, M. M. (Org.). História(s) Comparadas(s) da Educação. Brasília: Liber Livros, 2009. p. 241-283.

BURKE, P. A Revolução Francesa da Historiografia: a escola do Annales (1929-1989). 2. ed. São Paulo: UNESP, 1992.

CAPELATO, M. H.; PRADO, M. L. O bravo matutino. Imprensa e ideologia no jornal O Estado de São Paulo. São Paulo: Alfa Omega, 1980.

CASTANHO, S. Teoria da Históra e História da Educação: por uma história cultural não culturalista. Campinas: Autores Associados, 2010.

CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

COSTA, C. J. Fontes jesuíticas e a educação brasileira. In: COSTA, C. J.; PEREIRA

MELO, J. J.; FABIANO, L. H. (Orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: UFGD, 2010. p. 193-214.

FERNANDES, A. L. C. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos. In: MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. (Orgs.). Impressos e História da Educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 15-29.

FUNARI, P. P. Fontes Arqueológicas. O historiador e a cultura material. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 81-110.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. v. 2.

LUCA, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 111-153.

MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. Apresentação. In: MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. (Orgs.). Impressos e História da Educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 9-14.

MELO, J. J. P. Fontes e Métodos: sua importância na descoberta das heranças educacionais. In: COSTA, C. J.; PEREIRA MELO, J. J.; FABIANO, L. H. (Orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: UFGD, 2010. p. 13-34.

MIZUTA, C. M. M.; FARIA FILHO, L. M.; PERIOTTO, M. R. Império em Debate: imprensa e educação no Brasil oitocentista. Maringá: EDUEM, 2010.

MONARCHA, C. História da Educação Brasileira: atos inaugurais. Horizontes, Bragança Paulista, v. 14, p. 35-44, 1996.

NÓVOA, A. A Imprensa de Educação e Ensino. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 11-31.

PINSKY, C. B. Apresentação. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 7-8.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 7-15.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 28-35, ago. 2006b.

SAVIANI, D. História e História da Educação na Formação do Educador. In: SCOCUGLIA, A. C.; PINHEIRO, A. C. F. (Orgs.). Educação & História no Brasil Contemporâneo. João Pessoa: UFPB, 2003. p. 21-36.

SAVIANI, D. A Pós-Graduação em Educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2000.

SILVA, C. M. N.; NASCIMENTO, C. V.; ZICA, M. C. Imprensa e educação na segunda metade dos oitocentos. In: MIZUTA, C. M. M.; FARIA FILHO, L. M.; PERIOTTO, M. R. Império em Debate: imprensa e educação no Brasil oitocentista. Maringá: EDUEM, 2010. p. 223-251.

VIDAL, D.; FARIA FILHO, L. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, jul. 2003.

Como Citar
Toledo, C. de A. A. de, & Skalinski Junior, O. (1). A imprensa periódica como fonte para a história da educação: teoria e método. Revista HISTEDBR On-Line, 12(48), 255-268. https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640020
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)