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A imprensa periódica como fonte para a história da educação: teoria e método
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Palavras-chave

História da Educação. Fontes. Imprensa periódica

Como Citar

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. A imprensa periódica como fonte para a história da educação: teoria e método. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 255–268, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640020. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir teorias, métodos e técnicas empregadas no tratamento de fontes nas pesquisas em História da Educação, e, especialmente, as particularidades metodológicas na utilização da imprensa periódica como fonte. As discussões relativas ao tratamento, ao uso, bem como às modalidades de fontes ganharam importância entre os historiadores da educação no Brasil, notadamente, a partir da década de 1980. As fontes são produções humanas, portanto, nas suas mais diversas modalidades, são registros das relações entre os homens em um dado momento histórico. Neste sentido, ao fazerem circular informações sobre questões relativas à educação de modo amplo, bem como sobre as particularidades do trabalho pedagógico, os periódicos, independentemente de serem especializados nestas questões, são uma rica fonte de informações para pesquisas em História da Educação.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640020
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