Resumo
Este artigo objetiva analisar as reformulações curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, ocorridas entre 1974 e 1998. Ao empreender tal tarefa, verificou-se que o projeto implementado a partir de 1998 é fruto de quatro reestruturações efetuadas ao longo de sua história, em confronto com as orientações da política de formação dos profissionais da educação que, por sua vez, foi-se definindo, concomitantemente, à conformação da política educacional em geral, ambas gestadas em função das mudanças na sociedade brasileira.
Referências
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 252/69.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2006 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
BRASILIA. MEC. Estudo preliminar sobre reformulação dos cursos de formação de recursos humanos para a educação. Brasília, 1981.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.
COUTINHO, Luciana C. S. Curso de Pedagogia da Unicamp: processo de reformulação curricular. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Campinas, SP, s.n., 2002.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O Trabalho como princípio articulador da Teoria/Prática: uma análise da prática de ensino e estágio supervisionados na habilitação magistério do curso de Pedagogia da FE/Unicamp. Universidade Estadual de Campinas: Faculdade de Educação, 1993.
FREITAS, L C. de. Elementos para a reformulação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. FE/UNICAMP, Coordenação de Pedagogia, 1989.
GORESTEIN, M. R. (et al). Formação de professores e Gestão Escolar. In ROSSI, V.L.S. de. Rédeas (in)Visíveis da Gestão do Trabalho Pedagógico: coletânea de textos dos alunos do curso de Pedagogia da FE/Unicamp.Campinas, SP: Graf. FE, 2002. MARIN, Alda J. &
GIOVANNI, Luciana M. Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. In SAVIANI, D. & MARIN, Alda J.(org). Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jan/abr 2007, Pronunciamento conjunto das entidades da área da educação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. In Educação & Sociedade, v. 27, n. 97. Campinas, SP: CEDES, set/dez 2006, p. 1361-1363.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas.3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
SAVIANI, D; LOMBARDI, J. C; SANFELICE, J. L. História e História da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13 ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, Dermeval (et al). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da Educação na Universidade. In Cadernos de Pesquisa, v. 37, n.130. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jan/abr 2007a.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007b.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. In Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000, p. 61 – 88.
XAVIER, Maria Elizabete S. Prado (et al). História da Educação: a escola no Brasil.São Paulo: FTD, 1994.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.