Percursos de escolarização e trabalho docente de mulheres pesquisadoras

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640013

Palavras-chave:

Escolarização de Mulheres. Trabalho Docente. Pesquisa

Resumo

Buscou-se compreender as trajetórias de escolarização e o trabalho docente de mulheres envolvidas com a atividade de pesquisa no campo da educação, a fim de entender seu preparo acadêmico, a inserção e atuação nos grupos de pesquisa, as temáticas que entrecortam seus objetos de pesquisa, assim como os tipos de veículos adotados para fazer circular os produtos científicos. Como se prepararam academicamente as mulheres que se projetaram com o perfil de pesquisadoras no campo da educação? Como se configura sua participação nos grupos de pesquisa? Em quais tipos de veículos circulam suas produções acadêmicas? Quais as temáticas que permeiam os objetos de estudos de suas investigações? Incidiu nos Programas de Pós-Graduação da área de Educação da Região Norte do Brasil, mediante consulta a Plataforma Lattes (http://www.cnpq.br), às Sínteses de Indicadores dos Programas (http://www.capes.gov.br), e à literatura sobre a trajetória de formação e o trabalho docente (http://www.anped.org.br). Os grupos de pesquisa impulsionaram as equipes de trabalho, fomentaram a pesquisa, redesenharam o espaço institucional, elevaram a produção de conhecimento na área de educação, ampliaram o acesso a recursos financeiros, e o intercâmbio acadêmico-científico interinstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Faculdade de Educação

Referências

ALVES, Wanderson Ferreira; CUNHA, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-217%20res.pdf

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. http://www.anped.org.br

BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7125374751055075. Última atualização do currículo em 27/12/2011

BRITO, Rosa Mendonça de. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7467942519181644. Última atualização do currículo em 04/10/2011

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Docência no ensino superior brasileiro: representações de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT11/GT11-1133%20res.pdf

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO. http://www.cnpq.br

COSTA JUNIOR, Wercy Rodrigues. Política de avaliação da pós-graduação e suas conseqüências no trabalho dos professores-pesquisadores. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-217%20res.pdf

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Síntese de Indicadores. http://www.capes.gov.br

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação superior: a entrada na docência universitária. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6411--Int.pdf

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetórias formativas de professores universitários: Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5457--Int.pdf

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0118802077232494. Última atualização do currículo em 15/12/2011

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-520%20res.pdf

OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Docência universitária e o ensino superior: análise de uma experiência formadora. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-608%20res.pdf

POWACZUK, Ana Carla Hollweg; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Atividades de produção da docência: a professoralidade universitaria. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-809%20res.pdf

ROSA, Maria Inês Petrucci. Formação docente em disciplinas escolares: memórias e identidades no contexto da cultura da escola. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT12/GT12-327%20res.pdf

TEIXEIRA, Elizabeth. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6939587645193038. Última atualização do currículo em 03/01/2012

FERREIRA, Lílian Soares. Pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. CONTRAPONTOS – Volume 9 no 1 – pp. 43-54 – Itajaí, jan/abr 2009 http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/974/831

Downloads

Como Citar

CORRÊA, P. S. de A. Percursos de escolarização e trabalho docente de mulheres pesquisadoras. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 128–152, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640013. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos